ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Timotheo Silveira: "fugir da tecnologia é correr risco de fechar o negócio"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/01/2020

2 MIN DE LEITURA

0
2

O Colégio Agropecuário do Instituto Cristão Mackenzie é uma fazenda destinada às atividades práticas dos alunos que realizam curso técnico na instituição. Contudo, mesmo tendo o ensino como principal finalidade, tornou-se exemplo de produtividade e uso de tecnologia. Nos últimos anos, foram realizados sérios investimentos na lavoura e nas produções de suínos e leite, para que as atividades viessem a ser sustentáveis e lucrativas. São 335 hectares de área total, 3 mil litros de leite por dia e 120 suínos entregues por mês.

Para produção de leite, atualmente, contam com 100 animais em lactação, 35 da raça Jersey e o restante Holandês, criados em sistema semi-intensivo, com foco em produção de leite com altos níveis de sólidos. A silagem de milho e o pré-secado de aveia/azevém utilizados na alimentação do gado são produzidos na própria fazenda. O colégio é dirigido por Timotheo Silveira, zootecnista formado pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em nutrição e doutorando em Nutrição de Ruminantes na UFPR. 


Foto: sistema utilizado para o monitoramento dos animais

Adiantando o assunto da palestra, o Diretor disse que, para alcançar a viabilidade na fazenda, o segredo foi investir em tecnologia. “Indiscutivelmente, o investimento em tecnologias auxilia o crescimento da propriedade, retornando em leite. A palavra-chave na gestão é eficiência, ou seja, usar da melhor forma possível os recursos para ter melhor rentabilidade”, comentou Timotheo. As ferramentas de controle de dados utilizadas no Instituto Cristão Mackenzie permitem o monitoramento da sala de ordenha, com identificação da entrada de animais por portão automático, brincos para acompanhamento de saúde e estresse, controle individual de produção, identificação de problemas reprodutivos e manifestação de estro. “Com esse método, conseguimos melhorar a performance dos animais, com ganhos na produção média de leite, diminuição da Contagem de Células Somáticas (CCS) e melhora nos índices zootécnicos e reprodutivos.”

A equipe da propriedade é composta por dez colaboradores, além dos alunos, que participam das atividades durante duas horas por dia. As ações dos estudantes são focadas em aprendizagem, enquanto os funcionários se dedicam à produção. Desta forma, encontraram um modelo de trabalho adequado, para que a fazenda fosse, além de escola, economicamente viável. “Em outras fazendas-escolas ocorre, muitas vezes, um conflito de atividades, no qual os funcionários deixam incumbências para os alunos e vice-versa. Para evitar isso, a coordenação deve ser bem eficiente, de modo que as atividades fluam. No nosso caso, trabalhamos com foco no processo de ensino guiado, ou seja, aulas já pré-definidas e atividades de rotina bem detalhadas”, explicou o Diretor.


Foto: alunos do Instituto Cristão Mackenzie.

Para Timotheo, a atividade leiteira tem que ser o mais eficiente possível e a tecnologia é uma ferramenta para alcançar esse objetivo. “Não podemos pensar em fazenda no futuro sem tecnologia. Monitoramento, controle e informação individual e a gestão desses indicadores serão prioridade para a manutenção da propriedade no mercado. Fugir disso, ou não iniciar as mudanças hoje, é correr um sério risco de fechar o negócio”.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures