ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Paulo Machado: a importância do controle de custos para as propriedades

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/02/2020

1 MIN DE LEITURA

0
4

A gestão adequada de custos na atividade leiteira é um tema que vem sendo recorrentemente debatido. Não restam dúvidas que para um bom desempenho na atividade, o produtor precisa ter um controle dos gastos, tanto para identificar gargalos como para pensar em investimentos futuros.

Mesmo com tantas razões, muitos produtores ainda não adotam esse tipo de gerenciamento em suas fazendas. Para entendermos um pouco mais sobre o assunto, conversamos com o Prof. Paulo Machado, da Clínica do Leite (ESALQ/USP).

O professor explica alguns dos motivos que levam os produtores a terem esse tipo de atitude: “O controle de custos, usualmente, é focado no passado, ou seja, nos gastos já efetuados. No final do mês, é feita a apuração dos gastos e, com isso, o custo de produção. É uma atividade, portanto, retrospectiva, não acionável. Os gastos já foram efetuados e não podem mais ser desfeitos. Assim, o gestor deixa de ver sua real importância, que seria evitar determinados gastos desnecessários.”

Contudo, como já dissemos, evitar o controle de custos traz diversas dificuldades para o negócio. “Não se sabe controlar o caixa, projetar e atrair investimentos. O foco de qualquer negócio não pode ser o dinheiro, mas sem dinheiro nenhum negócio se perpetua. É preciso, portanto, controlá-lo para que seja um meio de garantir o sucesso”. Gastos com medicamentos e material de consumo são exemplos de parâmetros de fácil avaliação e que fazem grande diferença no gerenciamento da propriedade.

Muitas vezes os produtores não anotam os gastos porque acham a tarefa complicada, muito demorada e desagradável, de acordo com Paulo Machado. Mas o que eles muitas vezes ignoram é que “é possível controlar custos somente com papel e lápis, rapidamente e facilmente. Basta ter o método correto.”

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures