ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: instalação da Tirol em Ipiranga reforça bacia leiteira da região

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/01/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Lacticínios Tirol reiniciou no último semestre as obras da sua nova unidade fabril, localizada em Ipiranga, na região dos Campos Gerais. A fábrica catarinense de lacticínios está investindo R$152 milhões na planta, desenvolvida às margens da BR-373. Segundo a prefeitura, este é o maior investimento industrial já realizado em Ipiranga e a unidade será a primeira fábrica alimentícia situada no município.
 
De acordo com o secretário municipal de administração, Faustino Pereira Filho, o cronograma de obras segue mantido; o início da instalação dos equipamentos está previsto para março deste ano e a empresa pretende iniciar testes de produção em janeiro de 2021, já que a operação da planta está prevista para o mês seguinte. Há a expectativa de geração de 160 empregos diretos e outras centenas de vagas indiretas, por meio do fornecimento de matéria-prima. Até lá, durante a obra, podem trabalhar até 300 funcionários no momento de pico; hoje, pelo menos 120 empregos estão sendo gerados na construção conforme afirmado pelo gerente de projetos, Maicon Spada, à reportagem do Diário dos Campos.
 
Inicialmente a Tirol prevê uma produção de 600 mil litros de leite ao dia, que pode ser aumentada conforme a demanda: a capacidade é de até 1,2 milhão de litros de leite/dia. “Essa unidade estará focada na produção de leite longa vida (UHT), porém facilmente ampliável para outros produtos lácteos”, diz Spada.
 
Região 
 
Atualmente a empresa possui três fábricas em operação, todas instaladas em Santa Catarina (Treze Tílias, Pinhalzinho e Chapecó). Ipiranga possui uma população estimada em 15,1 mil pessoas (IBGE/2019), e, segundo o diretor de expansão e política leiteira da Tirol, Valter Brandalise, “a escolha da região se deve em consideração à localização de captação de leite, bem como a facilidade de acesso ao mercado”.
 
O gerente de projetos Maicon Spada reforça que a opção por investir no Paraná se deu pelas facilidades logísticas ofertadas, além de o Estado ser o segundo principal mercado da empresa no País, perdendo apenas para Santa Catarina, sede da indústria. Atualmente a Tirol possui parceria com a fábrica Frísia, instalada em Ponta Grossa, onde parte da produção é processada e embalada. 
 
Leite paranaense
 
O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com cerca de 13% do mercado nacional - foram 4,4 bilhões de litros produzidos em 2018 segundo o IBGE. A cadeia leiteira estadual engloba aproximadamente 90 mil pecuaristas no Estado. Em 2018, a produção de leite rendeu R$ 5,8 bilhões no Valor Bruto da Produção Agropecuária do Estado, segundo dados preliminares do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, valor menor que as produções de frango, soja e milho.
 
A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma que o Paraná passou de terceiro para segundo maior produtor de leite do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais. Conforme a pesquisa mais recente, divulgada em setembro, Castro lidera a produção brasileira com 292 milhões de litros; em segundo lugar está o município de Patos de Minas (MG), que produziu 193 milhões de litros, e em terceiro Carambeí, com 180 milhões de litros.
 
Em termos de produtividade, ambos os municípios paranaenses produzem quatro vezes mais do que a média brasileira, que é de dois mil litros ao ano por animal – Carambeí registra 9 mil litros por vaca ao ano e Castro 8,3 mil litros.
 
As informações são do Diário do Campos.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures