ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inmet emite alerta para a aproximação de uma frente fria na Região Sul do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2024

2 MIN DE LEITURA

0
1

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a aproximação de uma frente fria na Região Sul do Brasil a partir da noite desta quarta-feira (20/03). Este sistema irá potencializar a chuva, especialmente no Rio Grande do Sul. Neste dia, há condições para acumulados de chuva significativos, que podem oscilar entre 80 e 100 milímetros (mm) em áreas do sul do estado gaúcho.

Entre a noite de quarta-feira e manhã da quinta (21/03), há possibilidade de alguns temporais, com queda de granizo em pontos isolados e rajadas de vento entre 70 e 80 km/h, no estado gaúcho. Ao logo da quinta, estes temporais devem atingir áreas de Santa Catarina e do Paraná. Além disso, no decorrer do dia 21 e na sexta-feira (22/03), a instabilidade pré-frontal irá reforçar a condição para fortes pancadas de chuva, com temporais localizados, em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Ainda na sexta e no sábado (23/03), o avanço da frente fria pelo leste da Região Sudeste, deve provocar volumes de chuva em torno dos 70 mm. De forma mais pontual, a chuva entre o Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espirito Santo, poderá superar os 150 mm por dia.

Temperatura

A previsão indica também que, no decorrer da quinta-feira, as temperaturas máximas entrarão em declínio na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. Essa situação ocorrerá devido ao aumento da nebulosidade e da chuva.

Ao longo da sexta-feira, esta condição atingirá parte do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás e áreas da Região Sudeste, como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.

No Rio Grande do Sul e em áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, a sexta-feira começa gelada devido ao avanço de uma massa de ar frio. Por este motivo, as temperaturas mínimas podem oscilar em torno dos 6°C na região da campanha gaúcha.

No sábado, por sua vez, as temperaturas mínimas podem ficar em torno dos 4°C em pontos das serras gaúcha e catarinense, e não se descarta, inclusive, o primeiro episódio de geada (fraca) do outono nestas áreas.

No fim de semana as temperaturas ficam mais amenas, especialmente na faixa leste das regiões Sul e Sudeste do País.

Para os próximos dias, o Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo, pois, nesta época de transição entre o verão e o outono, podem ocorrer mudanças significativas.

 

As informações são do INMET, adaptadas pela equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures