Ingredientes de kefir podem ajudar em alergias alimentares

O consumo da bebida láctea fermentada probiótica kefir reduziu a resposta alérgica à albumina do ovo (clara) em ratos e pode oferecer esperanças na prevenção de alergias alimentares, sugeriu um novo estudo de Taiwan.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O consumo da bebida láctea fermentada probiótica kefir reduziu a resposta alérgica à albumina do ovo (clara) em ratos e pode oferecer esperanças na prevenção de alergias alimentares, sugeriu um novo estudo de Taiwan.

"O consumo de kefir de leite e de bebida à base de soja suprimiu a resposta (imune) e alterou a microflora intestinal em nosso grupo suplementado", escreveu o autor da pesquisa, Je-Ruei Liu, da Universidade Nacional de Taiwan. "O kefir de leite e de bebida à base de soja pode ser considerado entre os componentes alimentares mais promissores em termos de prevenir alergias alimentares e melhorar a resistência da mucosa a infecções de patógenos gastrointestinais".

O kefir, originário da região de Cáucaso, na Rússia, é popular na Europa Central e Leste Europeu, mas ainda está ganhando espaço entre os consumidores da Europa Ocidental por suas propriedades probióticas e nutracêuticas.

O leite fermentado contém uma mistura de vários microrganismos vivos e tem muitos dos nutrientes essenciais para o corpo, como proteínas, minerais e vitaminas. Sua acidez e enzimas estimulam a digestão de proteínas e o apetite e reduz o teor de colesterol no sangue, de acordo com a pesquisa. Também acredita-se que estimula a produção de micrófagos, melhorando a imunidade.

O estudo foi publicado no Journal of Science of Food and Agriculture e mostrou que, após três semanas de suplementação, houve queda nas imunoglobulinas associadas à resposta alérgica nos grupos que receberam o kefir. As populações de bactérias intestinais também foram afetadas pelos suplementos de kefir, com populações de bactérias chamadas de benéficas - Bifidobacterium spp. e Lactobacillus spp., aumentando significantemente, enquanto os níveis das bactérias patogênicas, Clostridium spp., caíram.

A reportagem é de Stephen Daniells para o site Dairy Reporter.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

J. Américo G. Dornelles
J. AMÉRICO G. DORNELLES

SÃO CARLOS - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/11/2006

Os benefícios são imensos. Muito oportuna a pesquisa de Taiwan.
Qual a sua dúvida hoje?