Inflação dos alimentos pode superar 8% em 2020, diz MBAgro

O economista Alexandre Mendonça de Barros, sócio-fundador da consultoria MB Agro, afirmou nesta terça-feira que a inflação dos alimentos pode passar de 8% este ano no Brasil

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O economista Alexandre Mendonça de Barros, sócio-fundador da consultoria MB Agro, afirmou nesta terça-feira que a inflação dos alimentos pode passar de 8% este ano no Brasil.

Continua depois da publicidade

A alta nos preços se deve a um conjunto de fatores, como o bom desempenho das exportações, o aumento da procura por itens básicos com a piora da renda da população e os efeitos do auxílio-emergencial na economia.

“A corda está muito esticada esse ano. Vamos ter uma inflação alta de alimentos”, disse durante transmissão ao vivo promovida pelo "Jota".

“No momento está até acima de 8%, mas tende a ceder por efeito sazonal e porque o voucher [auxílio emergencial] não deve durar nessa intensidade até o final do ano”, argumentou.

Continua depois da publicidade

Para o ano que vem, a expectativa é que a alta nos preços dos alimentos recue para o patamar de 4%, caso a safra ocorra sem grandes percalços. O economista também projeta uma inflação de 1,8% para o país em 2020.

As informações são do Valor Econômico.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?