Para garantir a captação de leite e não perder participação no mercado diante do aumento do consumo interno e externo, grandes indústrias de lácteos estão revendo suas estratégias no Brasil. A Nestlé, por exemplo, pretende manter pelo menos 92% da produção no mercado nacional. A Parmalat está optando por ampliar o próprio rebanho, com animais que produzam cerca de 20 litros ao dia aumentando significativamente o volume, e a custo menor.
Outra estratégia apontada como uma tendência entre as indústrias é a busca no pequeno e médio produtor como principal fornecedor de leite. De acordo com o secretário executivo da Associação de Laticínios de Pequeno Porte de São Paulo, Paulo Tilelli, a indústria quer ficar menos dependente do leite spot. "Quando falta leite no mercado esses vendedores intermediários colocam o preço que querem, por isso as grandes indústrias estão passando a negociar diretamente com o produtor", comentou.
A Nestlé ainda está investindo na profissionalização das pequenas e médias propriedades fornecedoras por meio do programa Boas Práticas, buscando elevar a qualidade do produto e reduzir as perdas com descarte de leite.
Enquanto isso, a Nilza Alimentos lançará nos próximos dias um programa no qual deixará de ser apenas uma compradora de leite e passará a ter uma efetiva participação nos sistemas de produção. Como exigência, o produtor deve ser fornecedor de leite exclusivo da empresa.
As informações são de Priscila Machado, do Diário do Comércio e Indústria/SP.
Indústrias mudam estratégias para não perder mercado
Para garantir a captação de leite e não perder participação no mercado diante do aumento do consumo interno e externo, grandes indústrias de lácteos estão revendo suas estratégias no Brasil. A Nestlé, por exemplo, pretende manter pelo menos 92% da produção no mercado nacional. A Parmalat está optando por ampliar o próprio rebanho, com animais que produzam cerca de 20 litros ao dia aumentando significativamente o volume, e a custo menor.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.