Indústrias mudam estratégias para não perder mercado

Para garantir a captação de leite e não perder participação no mercado diante do aumento do consumo interno e externo, grandes indústrias de lácteos estão revendo suas estratégias no Brasil. A Nestlé, por exemplo, pretende manter pelo menos 92% da produção no mercado nacional. A Parmalat está optando por ampliar o próprio rebanho, com animais que produzam cerca de 20 litros ao dia aumentando significativamente o volume, e a custo menor.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Para garantir a captação de leite e não perder participação no mercado diante do aumento do consumo interno e externo, grandes indústrias de lácteos estão revendo suas estratégias no Brasil. A Nestlé, por exemplo, pretende manter pelo menos 92% da produção no mercado nacional. A Parmalat está optando por ampliar o próprio rebanho, com animais que produzam cerca de 20 litros ao dia aumentando significativamente o volume, e a custo menor.

Outra estratégia apontada como uma tendência entre as indústrias é a busca no pequeno e médio produtor como principal fornecedor de leite. De acordo com o secretário executivo da Associação de Laticínios de Pequeno Porte de São Paulo, Paulo Tilelli, a indústria quer ficar menos dependente do leite spot. "Quando falta leite no mercado esses vendedores intermediários colocam o preço que querem, por isso as grandes indústrias estão passando a negociar diretamente com o produtor", comentou.

A Nestlé ainda está investindo na profissionalização das pequenas e médias propriedades fornecedoras por meio do programa Boas Práticas, buscando elevar a qualidade do produto e reduzir as perdas com descarte de leite.

Enquanto isso, a Nilza Alimentos lançará nos próximos dias um programa no qual deixará de ser apenas uma compradora de leite e passará a ter uma efetiva participação nos sistemas de produção. Como exigência, o produtor deve ser fornecedor de leite exclusivo da empresa.

As informações são de Priscila Machado, do Diário do Comércio e Indústria/SP.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?