ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indústria tem melhor resultado para outubro em sete anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/12/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

Neste ano de 2019, analisando os meses de setembro e outubro, as indústrias brasileiras mostraram crescimento significativo de 0,8% em três das quatro grandes categorias econômicas em mais da metade dos ramos pesquisados.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em 4 de dezembro os dados da Pesquisa Industrial Mensal, mostrando que a Indústria vem reagindo favoravelmente, acumulando nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro) 2,4% de crescimento.

Apesar deste crescimento na produção industrial ser positivo, quando comparado com outubro de 2018, nota-se que houve um avanço de apenas 1%. Trocando em miúdos, cabe ressaltar que o setor industrial cresce a passos lentos, totalizando queda de 1,3% nos últimos 12 meses de 2019.

As categorias econômicas que superaram as expectativas em outubro são as de bens de consumo duráveis e bens de consumo semi e não-duráveis, que tiveram, em média, um crescimento de 1,2%. O que parece pouco, se analisado de maneira superficial, na verdade, aponta para a categoria uma superação e, pelo segundo mês seguido, apresenta crescimento médio acumulado de 2,9%.

Quanto ao segmento de bens intermediários, pode-se dizer que em outubro apresentou um desempenho razoável, assim como ocorreu em setembro (entre 0,2% e 0,3% de crescimento), bem diferente do comportamento dinâmico apresentado no mês de agosto (1,6%).

Os setores de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, de celulose, papel e produtos de papel, de impressão e reprodução de gravações, de máquinas e equipamentos, produtos químicos, de produtos de minerais não-metálicos e de bebidas apresentaram um crescimento significativo, variando de 1,1% a 15,3%.

De acordo com a pesquisa realizada, os produtos alimentícios apresentaram a segunda maior alta (3,4%), ficando atrás de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (11,2%). No mês de outubro, produtos alimentícios reverteram a queda verificada no mês anterior (-0,3%), bem como farmoquímicos e farmacêuticos, que também eliminaram a redução de 9,1% acumulados nos meses de agosto e setembro.

A pesquisa ainda mostra que alguns ramos da Indústria, como o de produtos derivados de petróleo e biocombustíveis, metalurgia e indústrias extrativas, assim como no ramo de artigos de vestuário e acessórios, apresentaram recuo no crescimento, variando entre -0,6% a -5,6%.

As informações são do Terra, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures