Indústria irlandesa quer aumentar vendas na China

A <i>Irish Dairy Board</i> (IDB), cooperativa de lácteos da Irlanda, está de olho no mercado de <i>foodservice</i> da China como uma oportunidade para aumentar volume a seus crescentes negócios varejistas.

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A Irish Dairy Board (IDB), cooperativa de lácteos da Irlanda, está de olho no mercado de foodservice da China como uma oportunidade para aumentar volume a seus crescentes negócios varejistas.

A cooperativa já fornece manteiga da marca Kerrygold, queijo cheddar e mussarela para cerca de 200 lojas na China e dobrou suas vendas no mercado durante 2007, disse o gerente de desenvolvimento de negócios na China, Karl Long.

"Estamos agora falando com nosso distribuidor para focar no setor de foodservice. É um grande negócio aqui com um número enorme de novos hotéis e restaurantes ocidentais abrindo", disse ele ao Dairy Reporter.

Atualmente, o setor de foodservice da China está dominado por fornecedores australianos e neozelandeses. A gigante do setor de lácteos neozelandesa Fonterra, a qual tem uma importante vantagem no mercado chinês com a presença há mais de 20 anos, abriu um centro de inovação no setor de foodservice em Xangai em 2006, buscando cobrir o mercado de rápido crescimento de confeitaria. A empresa também se beneficia com o novo acordo de livre comércio assinado recentemente entre China e Nova Zelândia. O setor de foodservicechinês oferece mais espaço para bolos e sobremesas com creme do que o setor na Europa.

No entanto, Long disse que os chefes dos hotéis e restaurantes internacionais da China ficarão satisfeitos com um fornecedor europeu no mercado. A IDB pretende fornecer seus serviços de foodservice durante os Jogos Olímpicos de Pequim, quando se espera uma forte demanda por alimentos ocidentais não somente dos visitantes, mas também dos consumidores chineses cujo paladar está se desenvolvendo e demandando mais alimentos lácteos.

Os altos preços do leite ameaçam prejudicar a demanda em novos mercados lácteos como a China. "Os varejistas estão relutantes em aceitar os preços altos quando esses produtos já são considerados bens caros", disse Long, revelando que a cooperativa ainda está negociando preços com o Carrefour.

O governo chinês recentemente permitiu que duas importantes empresas de lácteos domésticas, a Bright Dairy and Food e a Sanlu Group, aumentassem os preços dos produtos lácteos. Isso pode facilitar para que as empresas estrangeiras aumentem seus preços também.

As vendas de produtos lácteos da Irlanda aumentaram 2% em 2007, para 2,1 bilhões de euros (US$ 3,33 bilhões), graças ao forte crescimento nos mercados internacionais, como Estados Unidos e Europa.

Em 17/04/08 - 1 Euro = US$ 1,58692
0,63015 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
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