ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Índice de produção agroindustrial do FGV Agro caiu 1,8%em agosto

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/10/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Índice de Produção Agroindustrial Brasileira (PIMAgro) calculado pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro) recuou em agosto pelo terceiro mês consecutivo, pressionado pelo desempenho negativo observado no grupo formado por produtos não-alimentícios.

Até agora, os únicos dois meses de 2019 em que o índice subiu foram fevereiro e maio — neste último caso, por causa da baixa base de comparação, uma vez que em maio do ano passado a greve dos caminhoneiros prejudicou as atividades de diversos segmentos agroindustriais, sobretudo lácteos e frango.

Conforme levantamento da FGV Agro, a queda de agosto relação ao mesmo mês de 2018 foi de 1,8%. O indicador é calculado com base em dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE e nas variações do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), da taxa de câmbio e do Índice de confiança do Empresário da Indústria de Transformação (ICI) da FGV.

No grupo de produtos não-alimentícios, a baixa foi de 4%, em virtude das retrações verificadas nas áreas de produtos florestais (7,9%), insumos (6,9%), borracha (6,6%), fumo (5,3%) e produtos têxteis (4%) — apensar os biocombustíveis avançaram (11,1%).

Já no grupo de produtos alimentícios e bebidas houve alta de 0,3%. O desempenho dos produtos alimentícios em si foi 1% melhor, graças ao avanço de 7,4% dos produtos de origem vegetal — os de origem animal registraram queda de 6%. No caso das bebidas, houve baixa de 3,7%.

Apesar da queda do PIMAgro na comparação interanual, a FGV Agro realçou que, em relação a julho de 2019, a agroindústria cresceu 0,3% em agosto, o primeiro resultado positivo após três meses.

Essa expansão, informou o centro, foi garantida tanto pelo grupo de produtos alimentícios e bebidas (1,3%) quanto pelos produtos não-alimentícios (0,6%). “Mas essa expansão no mês de agosto pode ainda não representar uma trajetória de crescimento para a agroindústria, que acumula contração de 0,5% este ano”, diz análise divulgada pelo FGV Agro.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures