Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Estudo apresenta indicadores para consumo de água por vacas e limpeza da ordenha por sistema de produção

Saber o consumo hídrico é fundamental para a conservação desse recurso, identificar os pontos de ineficiência e implementar ações para reduzir desperdícios.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 21/03/2024 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

A Embrapa tem estudos para conhecer o consumo em cada uso da água nas propriedades rurais. De acordo com o pesquisador Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), saber o consumo hídrico é fundamental para a conservação desse recurso, identificar os pontos de ineficiência e implementar ações para reduzir possíveis desperdícios. O Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira, 22 de março, é uma oportunidade para refletir e melhorar a gestão hídrica na agropecuária.

Neste ano, a revista internacional Water, da Suíça, especializada em ciência e tecnologia da água, incluindo ecologia e gestão de recursos hídricos, publicou o artigo científico “Indicadores de desempenho hídrico e valores de referência para Sistemas de Produção de Leite”. Nele, Julio Palhares e os pesquisadores Danielle Matarim, Rafael de Sousa e Luciane Martello, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (USP), apresentaram os primeiros valores de referência brasileiros para o consumo de água de vacas em lactação e limpeza da sala de ordenha.

O estudo gerou os indicadores "Litro de água por vaca em lactação por dia" e "Litros de água por quilo de leite por dia por tipo de sistema de produção e época do ano (águas e seca)". Foram monitoradas, por meio de hidrômetros, 876 propriedades leiteiras entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022, em parceria com a empresa Nestlé.

Continua depois da publicidade O futuro do campo Cresce com a gente!

Segundo os pesquisadores, as fazendas com sistema de produção em confinamento apresentaram as maiores médias de consumo para ambos os usos, 87,5 litros diários de água por vaca e 84,4 litros por dia, respectivamente. Por outro lado, os modelos semiconfinados tiveram a menor média de consumo dos animais, 54,4 litros de água por vaca ao dia. Os sistemas a pasto obtiveram a menor média de limpeza, 45,2 litros de água por vaca ao dia.

Palhares observa que os indicadores propostos na pesquisa são as primeiras referências para consumo animal e lavagem de sala de ordenha por sistema de produção em condições tropicais. “Saber o quanto consumimos de água em cada consumo da fazenda é o primeiro passo para dar maior eficiência ao uso deste recurso natural. Mas muitas fazendas brasileiras ainda não têm sistemas de medição do consumo de água. Então, os referenciais irão ajudar os produtores e produtoras a conhecer melhor o volume de água que utilizam e a implementar ações para reduzir esse consumo”, destaca o pesquisador da Embrapa. Além disso, os indicadores podem contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a otimização da eficiência hídrica.

Com a adoção de práticas de conservação da água, é possível uma atividade mais adaptada a eventos climáticos extremos, como as secas, que já vêm ocorrendo em várias regiões brasileiras a cada ano e com maior frequência e intensidade. As práticas de conservação de água também conferem maior segurança hídrica à propriedade leiteira, tornando-a mais preparada para um futuro climático incerto.

As variações de consumos ocorrem tanto na ingestão de água pelos animais como na lavagem dos locais de ordenha. No caso do consumo pelas vacas, ele pode ser influenciado por fatores produtivos (produção de leite, peso do animal, teor de matéria seca da ração, sódio, etc.), bem como por fatores climáticos (precipitação, temperatura, velocidade do vento, etc.).

Já em relação à limpeza, a quantidade de água utilizada pode ser motivada pela arquitetura do local, tipo de ordenhadeira, tempo de espera dos animais no curral, condições do piso, práticas de raspagem do piso antes da lavagem, sistemas de lavagem (mangueira ou flushing) e capacitação de mão de obra. Esses fatores influenciam diretamente no volume de água utilizado.

“O estudo demonstra que a ampla variação nos valores de consumo hídrico (seja para bebida dos animais ou para lavagem) indica que há margem para aprimorar o manejo hídrico na produção leiteira, visando alcançar uma maior eficiência no uso da água”, explica Palhares.

Ações como essa contribuem para o cumprimento do sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento.

 

As informações são da Embrapa, adaptadas pela equipe MilkPoint.

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2
O futuro do campo Cresce com a gente!

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

05/05/2026

Comissão aprova projeto que proíbe venda de leite em pó importado reconstituído como leite líquido

08/05/2026

Tirol inaugura centro de distribuição em Maringá com foco em expansão no norte do Paraná

07/05/2026

Inmet emite alerta de tempestades: ciclone extratropical chega ao sul do país hoje

07/05/2026

Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro realiza premiação no CTZL

05/05/2026

Uruguai leva à OMC questionamento sobre investigação de dumping do Brasil em lácteos

06/05/2026

Por que os preços do leite em 2026 estão desafiando o tsunami de oferta nos EUA

BI
Dia 0 do protocolo de IATF!

Destaques de hoje

Produtor em Minas Gerais perde 24 mil litros de leite e três bezerros após falta de energia
Giro de Notícias

Produtor em Minas Gerais perde 24 mil litros de leite e três bezerros após falta de energia

Dia do zootecnista: unindo bem-estar animal e viabilidade econômica na cadeia do leite
Giro de Notícias

Dia do zootecnista: unindo bem-estar animal e viabilidade econômica na cadeia do leite

Adolescentes confiam mais nos laticínios do que qualquer outra geração, aponta nova pesquisa nos EUA
Indústria de laticínios

Adolescentes confiam mais nos laticínios do que qualquer outra geração, aponta nova pesquisa nos EUA

Da ordenha à marca própria: como a Agroindústria Zago transformou leite em valor e construiu conexão
Produção de leite

Da ordenha à marca própria: como a Agroindústria Zago transformou leite em valor e construiu conexão

Conseleite RS envia ofício ao governo federal cobrando medidas emergenciais e diálogo com produção
Giro de Notícias

Conseleite RS envia ofício ao governo federal cobrando medidas emergenciais e diálogo com produção

Milk Pro Summit se aproxima da lotação, com 90% das vagas já preenchidas
Milk Pro Summit

Milk Pro Summit se aproxima da lotação, com 90% das vagas já preenchidas

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?