Indicador Cepea/CNA aponta queda no PIB do Agronegócio
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O segmento de insumos para a agricultura acumula a maior retração no primeiro bimestre deste ano: de 1,24% frente ao acumulado de 2005. Na seqüência, vêm os segmentos primários da agricultura e pecuária, ou seja, os agricultores e pecuaristas estão entre os mais prejudicados pela crise. Já o segmento da indústria processadora da agricultura é o único que consegue acumular crescimento frente ao ano passado.
O quadro de redução também se repete no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), que mensura a receita bruta para os 25 principais produtos da agropecuária. O indicador sofreu uma queda de 2,2% em 2006, se comparado ao ano anterior. A queda de preços em termos reais é o principal motivo para essa redução.
No setor da pecuária, que deve somar uma perda de 6,8% no faturamento, todos os segmentos devem registrar retração. Carne bovina (9,5%), frango (2%), leite (7%) e suínos (11,5%) terão seu VBP reduzido, segundo as projeções da CNA.
Esses índices econômicos chamam a atenção para os problemas efetivos que a agropecuária brasileira está enfrentando em 2006, sinalizando a continuidade da queda na lucratividade neste ano.
A crise sinaliza também para a necessidade de que o governo adote medidas urgentes priorizando o segmento do agronegócio, estando em jogo não só a renda do campo, como também o abastecimento interno, as exportações brasileiras responsáveis pelos superávits comerciais e a própria economia nacional.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Cepea e CNA, adaptado pela Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.