ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Índia: preços aquecem potencial de exportação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/02/2007

2 MIN DE LEITURA

0
0
Os produtores de leite da Índia estão demandando preços maiores para seu produto - forçando as indústrias a aumentar os preços no varejo - à medida que o movimentado mercado global e a forte demanda doméstica pressionam a oferta, informou reportagem de Swati Pandey para a agência Reuters.

Entretanto, muitos estão também especulando sobre uma barreira do Governo às exportações de leite que poderia ajudar a reduzir os preços e melhorar a disponibilidade local, disseram exportadores e indústrias.

"O preço de compra (do leite cru) está muito alto neste inverno, o que vai contra a tendência normal", disse o vice-presidente da Param Dairy, de Delhi, Brijesh Gupta, explicando que a estação é tipicamente marcada por uma abundância de leite e demanda mais fraca.

A Gujarat Co-operative Milk Marketing Federation Ltd., dona da marca mais conhecida de produtos lácteos da Índia, Amul, e a Mother Dairy, já aumentaram os preços de alguns produtos lácteos ao consumidor. Outras empresas, como Paras Dairy, Gopaljee group e Milk Foods Ltd. estão planejando aumentar os preços no meio de fevereiro.

"Estamos comprando de produtores que estão aumentando seus preços porque os preços internacionais do leite em pó desnatado estão muito altos nesta estação", disse Gupta.

As indústrias têm pago cerca de 15-18 rúpias indianas (33,98 - 40,78 centavos de dólar) por quilo de leite aos produtores entre outubro de 2006 e agora, comparado com 13-15 rúpias (29,45 - 33,98 centavos de dólar) no ano passado, disse Gupta, afirmando também que a expectativa é de que os atuais preços vão aumentar 10% dentro de um mês.

A Índia tem uma grande demanda doméstica pelos seus produtos lácteos. O país produziu mais de 97 milhões de toneladas no ano que terminou em março de 2006, 5% a mais que no ano anterior, segundo dados do Ministério da Agricultura do país. No entanto, os altos preços estão seguindo a demanda.

O aumento de preços dificulta, porém, as exportações. "Os preços (indianos) não estão em paridade com os preços internacionais. Desta forma, existem poucos compradores para os produtos indianos", disse ele, dizendo que os compradores poderão se voltar aos países europeus, especialmente à líder mundial Dinamarca, "que oferece o mesmo com preços mais baixos".

As exportações indianas de lácteos, principalmente leite em pó desnatado, caíram 34% no ano passado, devido aos competitivos produtos da Austrália, EUA e fornecedores emergentes da América do Sul, segundo dados da Autoridade de Desenvolvimento de Exportações de Produtos Alimentícios Processados e Agrícolas.

Outro obstáculo poderá ser a temida barreira do Governo. "Existem rumores no mercado local de que as exportações de leite poderão ser banidas à medida que a demanda doméstica está maior do que no ano anterior", disse Dev.

Em 01/02/07 - 1 Rúpia Indiana = US$ 0,02266
44,13975 Rúpia Indiana = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures