O consumo de leite na Índia caiu significativamente depois que o governo impôs o lockdown devido ao coronavírus. Como hotéis, restaurantes, mercados de doces e barracas de chá permaneceram fechadas em todo o país, o consumo caiu de 25 a 30% entre abril e maio de 2020, informou um relatório da CARE Ratings.
Parte dessa queda foi atenuada por uma demanda crescente nas casas e, além disso, os produtores de leite têm alguns “truques na manga” para sobreviver à pandemia. "A mudança para o consumo de leite processado e embalado, ao invés de leite a granel, devido ao medo de contrair a doença, aumentará a demanda de produtos de players organizados", afirmou o relatório.
As margens dos lácteos também serão melhoradas, já que a compra de leite em pó/fluido foi feita a preços baixos, enquanto os preços do leite já estavam mais altos no varejo.
No início de março, a Amul, de Gujarat, disse que o bloqueio levou a uma queda de 25% na demanda. "O êxodo de trabalhadores migrantes, de Delhi, Ahmedabad ou Surat, de volta às suas aldeias, também terá um impacto sobre a demanda", escreveu RS Sodhi, MD, Amul no The Indian Express, uma semana após a imposição do bloqueio. Ele acrescentou que o fechamento temporário de hotéis também contribuiu.
A Índia é o maior país produtor de laticínios do mundo e a produção de leite deverá aumentar em cerca de 4,8%. As perspectivas de longo prazo para o setor permanecem fortes devido a várias razões, como aumento da população, aumento do consumo per capita, aumento dos gastos com alimentos embalados, conhecimento da marca, urbanização e aumento de famílias e apoio do governo. "O crescimento seria impulsionado principalmente pelo aumento da demanda por produtos lácteos com valor agregado, que também é um fator de margem para os envolvidos", afirmou o relatório.
Na Índia, os 10 principais estados produtores de leite contribuem com cerca de 80% da produção do país. Esses estados incluem Uttar Pradesh, Rajastão, Madhya Pradesh, Gujarat, Maharashtra, Haryana, Bihar e Tamil Nadu.
As informações são do Financial Express, traduzidas pela Equipe MilkPoint.