Pesquisadores do Centro para Biologia Celular e Molecular (Centre for Cellular and Molecular Biology - CCMB) da Índia conseguiram pela primeira vez identificar o gene que produz leite em mamíferos.
O gene, descoberto em um rato, pode no futuro ajudar na produção de animais com maior produção de leite bem como produzir leite com quantidades específicas de proteínas essenciais para indústrias farmacêuticas.
Os pesquisadores do CCMB usaram a tecnologia knockout, na qual um dos genes do animal é inativado, para descobrir o gene responsável pela produção de leite. Os efeitos da ausência de um gene particular revelam sua função, disse o pesquisador do CCMB, Satish Kumar.
A equipe de cientistas modificou geneticamente ratos sem um dos genes da proteína do leite conhecido como kappa-caseína. Descobriu-se que, na ausência deste gene, apesar de as fêmeas serem saudáveis e terem se reproduzido, eram incapazes de produzir leite.
Kumar disse que esta descoberta terá um grande impacto em estudos da evolução de mamíferos, biologia da lactação, genética e química do leite.
A reportagem é do The Times of India.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.