A cooperativa de lácteos indiana, Gujarat Co-operative Milk Marketing Federation (GCMMF), que é dona da marca de produtos lácteos Amul, registrou vendas de Rs 5.255,41 crore (US$ 1,22 bilhão) no ano fiscal que terminou em 31 de março de 2008, mostrando aumento de 22,9% com relação ao ano fiscal anterior.
Em 2006-07, a Amul registrou vendas de aproximadamente US$ 1,04 bilhão pelo câmbio da época, tornando-se a primeira cooperativa bilionária da Índia (veja artigo relacionado). Durante o ano de 2007-08, a cooperativa teve um aumento de Rs 1000 crore (US$ 233,09 milhões) nas vendas em termos absolutos, disse a GCMMF.
"Esse é um crescimento extremamente impressionante quando visto da perspectiva de um crescimento de 13,4% obtido em 2006-07 e de 29% obtido em 2005-06", disse o presidente da GCMMF, Pratibhai Bhatol.
Depois de se tornar a primeira cooperativa na Índia a se tornar bilionária, a GCMMF tem metas de receitas de RS 10000 crore (US$ 2,33 bilhões) para 2010. Entretanto, as vendas da Amul, que também cruzaram a marca de RS 7500 crore (US$ 1,74 bilhão) em 2007-08, deverão atingir a meta durante o atual ano fiscal.
A cooperativa também registrou o recorde de comprar 10 milhões de litros de leite em um único dia durante o último ano fiscal. Bhatol disse que, em média, a compra foi de 7,59 milhões de quilos por dia no ano fiscal de 2007-08, representando um crescimento de 12,9% com relação à média de 6,72 milhões de quilos por dia em 2006-07. As vendas de leite Amul em saquinho foram as principais contribuintes para as vendas da GCMMF, com um aumento de 48% nas vendas em termos de valor.
A reportagem é do The Economic Times.
Em 18/06/08 - 1 Rúpia Indiana = US$ 0,02331
42,90056 Rúpia Indiana = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Índia: Amul registra vendas de US$ 1,22 bi
A cooperativa de lácteos indiana, <i>Gujarat Co-operative Milk Marketing Federation</i> (GCMMF), que é dona da marca de produtos lácteos Amul, registrou vendas de Rs 5.255,41 crore (US$ 1,22 bilhão) no ano fiscal que terminou em 31 de março de 2008, mostrando aumento de 22,9% com relação ao ano fiscal anterior.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.