ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inclusão de CPR ainda é foco de divergências

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/02/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A falta de acordo sobre a inclusão de Cédulas de Produto Rural (CPR) em um pedido de recuperação judicial gerou um embate que dividiu tradings, produtores e até a bancada ruralista durante a votação de um artigo sobre esse assunto na Medida Provisória 897/2019, a MP do Agro, na semana passada.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, precisou ir pessoalmente ao Plenário mediar a negociação. O artigo foi retirado e beneficiou momentaneamente os produtores, mantendo a possibilidade de incluir as dívidas de CPR em Recuperação Judicial (RJ). Mas tradings dizem que isso vai gerar aumento da burocracia e das restrições para o financiamento.

O deputado Sérgio Souza (MDB/PR), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, disse que o tema trouxe “um grande constrangimento” pela divergência dentro do setor, mas que a situação da CPR em RJ será resolvida no PL 6279/2013 (ver acima).

O compromisso, segundo fontes que participaram da articulação, é que o trecho que saiu da MP do Agro seja incluído "integralmente" no projeto elaborado a parte. Tereza Cristina disse ao Valor que concorda com a “proteção” das CPRs dos processos de RJ e que o tema só foi excluído para não atrapalhar a tramitação da MP, que perde a validade em março e ainda precisa ser analisada pelo Senado antes de ir à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

A ministra defendeu um debate aprofundado e, separadamente, uma “construção” equilibrada sobre o assunto. “É importantíssimo para dar segurança para que o Brasil possa trazer recursos de fora para ajudar a financiar a agricultura. Mas tem que ter segurança jurídica, caso contrário o investidor acaba não vindo”.

A exclusão na MP do Agro do artigo que proibia a inclusão de CPRs em uma recuperação judicial decepcionou a equipe econômica do governo. Fontes dizem que, com isso, o Congresso passou uma mensagem ruim para o ambiente de crédito rural no país, e que a CPR precisa de uma “blindagem” para melhorar a transparência e a confiança junto aos financiadores da safra brasileira.

O assunto também divide especialistas. Fernando Pellenz, sócio do Souto Correa Advogados, afirma que indefinição sobre a CPR vai gerar mais instabilidade no financiamento privado e pode gerar escassez de crédito na próxima safra. Ele acredita que os financiadores serão mais restritivos e os investidores estrangeiros não terão segurança de aplicar dinheiro nos títulos que a CPR lastreia, como os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

Já a advogada Samantha Gahyva, do escritório Gahyva e Maldonado, que atuou no emblemático caso do agricultor José Pupin, defende a inclusão de qualquer dívida em recuperação judicial. Ela diz que os credores precisam criar mecanismos para se precaverem e que a inclusão dos débitos vinculados às CPRs deve estar prevista em um planejamento anterior de quem empresta recursos. “Vão endurecer, mas para quem é correto e quer pagar não há problema. Os bons sairão fortalecidos”.

Ela destaca a necessidade de uma decisão definitiva do STJ sobre o assunto ou o esclarecimento dos pontos em lei. “A importância da lei é que as regras ficam claras. A regra tem que estar prevista antes para que todos saibam se comportar e tenham previsibilidade”, afirma.

O número de pedidos de recuperação judicial cresceu nos últimos anos no Brasil. Em 2019, foram 58 pedidos, ante 61 em 2018 e 16 em 2017. Em 60% dos casos do ano passado, as tradings conseguiram recuperar os produtos negociados por CPR, mas com custo judicial e logístico. É incerto o valor total dos pedidos de renegociações dos produtores. Considerando-se apenas seis dos processos mais conhecidos, o montante atinge R$ 5 bilhões.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures