ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Importações de produtos lácteos dos EUA estão lentas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os Estados Unidos importaram menos produtos lácteos no início da pandemia, à medida que as ofertas locais supriam as necessidades e as cadeias de suprimentos globais sofriam interrupções sem paralelo.

De acordo com o Global Agricultural Trade System (GATS) do USDA, os Estados Unidos importaram US$3,3 bilhões em produtos lácteos em 2020, uma queda de 2,2% em relação a 2019, após o ajuste para o dia bissexto. No entanto, a trégua durou pouco, de acordo com Monica Ganley, analista do Daily Dairy Report e diretora da Quarterra, uma empresa de consultoria na Argentina.

Em janeiro de 2021, as importações estavam mais uma vez em alta; o valor das importações de lácteos dos EUA estabeleceu um novo recorde para o mês de US $ 267,6 milhões, um ganho de 9,5% ano a ano.

Uma queda nas compras de queijo levou à redução das importações no ano passado. Com 164,92 milhões de quilos, as importações anuais de queijo foram as mais fracas desde 2014. “A incerteza prevalecente do ano, combinada com a demanda de foodservice muito diminuída, provavelmente empurrou as importações para baixo, mesmo que os produtos dos EUA às vezes representassem um prêmio significativo em relação aos produtos dos concorrentes globais”, disse Ganley. “Além disso, as importações de queijo da União Europeia foram limitadas por tarifas retaliatórias vinculadas à disputa Boeing-Airbus. Essas tarifas foram suspensas temporariamente.”

A redução nas importações provavelmente ajudou a evitar um maior acúmulo de estoques de queijo à medida que a forte produção doméstica enchia os armazéns, mas essa tendência pode estar mudando, acrescentou ela. Espelhando a tendência anual nas importações gerais, as importações de queijo também melhoraram em janeiro, aumentando 8,5% para chegar a 13,33 milhões de quilos.

Embora as importações de manteiga em 2020 tenham caído 6,2% com relação ao ano anterior, a categoria de manteiga e gordura do leite estabeleceu um recorde no ano passado de 67,63 milhões de quilos, um aumento de 0,4% após contabilizar o dia bissexto. A alta de 12,7% nas importações de gordura anidra do leite (AMF) impulsionou a maior parte do aumento da categoria, segundo dados do GATS.

“A força das importações de gordura do leite de 2020 é curiosa, considerando que a manteiga dos EUA era barata na maior parte do ano”, observa Ganley. “Os preços da manteiga à vista do CME exibiram uma enorme volatilidade nos primeiros meses da pandemia, mas na segunda metade do ano, os preços da manteiga nos Estados Unidos estavam historicamente baixos e baratos em relação ao produto de outros fornecedores internacionais. O dólar fraco também deve ter desencorajado importações adicionais.”

No entanto, a maré parece ter mudado, de acordo com Ganley. “As compras agressivas por compradores chineses aumentaram os preços globais e isso provavelmente atrairá a gordura disponível para a Ásia, e não para os Estados Unidos”, diz ela. “Além disso, a contínua fraqueza do dólar e complicações logísticas podem desencorajar as importações adicionais de manteiga e gordura do leite este ano.”

Os dados do GATS de janeiro mostram que, ao contrário das importações de queijo e laticínios em geral, as importações totais de manteiga e gordura do leite caíram 27,5% em comparação com janeiro de 2020, sugerindo que uma mudança já poderia estar ocorrendo. “A redução das importações de gordura deve ajudar o mercado de manteiga a se equilibrar este ano”, acrescentou ela.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint