Apesar de os preços internacionais dos produtos lácteos estarem declinando com relação aos picos dos últimos dois anos, eles permanecem maiores do que o preço médio dos últimos 10 anos, informou o economista chefe da Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA), Bob Yonkers. A demanda internacional por produtos lácteos caiu no começo do ano, de acordo com analistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), levando a menores preços. O soro do leite é o único produto com preços maiores neste ano.
A produção de leite nos principais países exportadores também está diminuindo com relação ao ano passado. Na Oceania, onde o período de pico de produção de verão terminou, a Austrália deverá ter um pequeno declínio na produção no ano e a Nova Zelândia pode ter um pequeno aumento de 2% para os últimos 12 meses.
Já na Europa, a produção de leite permanece abaixo do nível do ano passado. A produção total nos EUA no mês passado mostrou aumento, de 3,2%, com relação ao mesmo mês de 2005, embora menor do que a variação interanual de qualquer mês desde abril de 2005.
A reportagem é do site da IDFA.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.