O presidente da Federação Internacional de Lácteos (International Dairy Federation - IDF), Jim Begg, disse que está otimista com relação ao futuro da indústria de lácteos, apesar das incertezas dos preços das commodities vista nos últimos tempos. Begg disse durante a Cúpula Mundial de Lácteos, ocorrida no México na semana passada, que todas as áreas da produção de lácteos estão sob pressão financeira, mas continuam comprometidas com metas de nutrição e segurança. Como resultado da atual retração, Begg disse que é necessário um foco de longo prazo para garantir a lucratividade para a indústria inteira, mundialmente.
Desde julho de 2007, os pagamentos recordes pelo leite e outras commodities têm caído a um nível que tem levado fornecedores da União Européia (UE) a protestar por suporte financeiro adicional. Atualmente, a Comissão Européia está buscando se livrar da produção subsidiada para estimular a competitividade no mercado global.
Begg, que também é diretor geral da associação comercial britânica, Dairy UK, disse que, assim como os produtores, outros participantes da cadeia de produção de lácteos estão sendo afetados pelas incertezas econômicas. "Os altos preços do petróleo levaram a aumentos nos custos dos alimentos animais e fertilizantes, bem como nos custos de embalagem e logística".
Begg disse aos participantes da Cúpula que a significante volatilidade que ocorreu recentemente nos mercados de leite está mascarando a positividade geral da indústria de lácteos, uma posição que ele atribuiu ao atual foco em inovação de produtos e nutrição adotado por alguns processadores.
"Precisamos garantir que a indústria veja através das pressões de curto prazo porque nós, sem dúvida, temos um futuro muito brilhante em longo prazo. A chave para concretizar este futuro é continuar produzindo produtos seguros, saudáveis, que nossos consumidores queiram comprar".
A reportagem é do Dairy Reporter, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
IDF está otimista sobre futuro da indústria de lácteos
O presidente da Federação Internacional de Lácteos (<i>International Dairy Federation</i> - IDF), Jim Begg, disse que está otimista com relação ao futuro da indústria de lácteos, apesar das incertezas dos preços das commodities vista nos últimos tempos. Como resultado da atual retração, Begg disse que é necessário um foco de longo prazo para garantir a lucratividade para a indústria inteira, mundialmente.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.