ICP/Leite tem queda de 0,33% em dezembro

O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) do mês de dezembro apresentou variação negativa de 0,33%, ante o observado em novembro, também negativo em 0,76%. Com este resultado, o acumulado no ano de 2008 foi de 9,20%. No acumulado, desde o início de 2007, o custo de produção de leite subiu 27,8%.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) do mês de dezembro apresentou variação negativa de 0,33%, ante o observado em novembro, também negativo em 0,76%. Com este resultado, o acumulado no ano de 2008 foi de 9,20%. No acumulado, desde o início de 2007, o custo de produção de leite subiu 27,8%.

Em dezembro houve uma queda do ICPLeite/Embrapa que foi de -0,33% ante uma deflação ainda maior de -0,76% em novembro. O grupo que mais influenciou na queda foi sal mineral, contribuindo em -2,71% para o índice geral. Essa diminuição foi refletida principalmente devido à queda do preço do sal mineral. Outros grupos contribuíram para essa diminuição como sanidade (-1,04%), concentrado (-0,60%) e energia e combustível (-0,26%). A queda só não foi maior devido à aceleração do grupo mão-de-obra (1,01%), devido ao aumento do preço de serviços de diarista. Individualmente, houve alta que ocorreu em produção e compra de volumosos (0,21%). Os grupos qualidade do leite e reprodução se mantiveram com preços estáveis.

Para o acumulado deste ano, o ICPLeite/Embrapa chegou a 9,20%. O grupo sal mineral registrou a maior elevação, de 55,50%. Em segundo lugar, com alta acumulada de 14,10%, aparece o grupo produção e compra de volumosos, em razão do aumento dos preços de alguns insumos ao longo do ano, notadamente fertilizantes. O grupo mão-de-obra apresentou alta de 12,83%, enquanto no grupo reprodução a elevação foi de 12,72%. A elevação no preço do grupo reprodução foi em razão do aumento dos preços de sêmen. Por outro lado, o item que apresentou maior queda foi o grupo energia e combustível, com (-10,12%) no acumulado no ano. A explicação para esta queda está na redução das tarifas de energia praticadas pela concessionária do Estado (CEMIG).

Tabela 1. ICPLeite/Embrapa e grupos: variações percentuais em outubro e novembro, acumulado no ano e acumulado nos últimos doze meses.

Figura 1
Clique na imagem para ampliá-la.

O ICPleite é divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite (www.cileite.com.br). As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.

As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

antonio patrus de sousa filho
ANTONIO PATRUS DE SOUSA FILHO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/01/2009

Com esses numeros ai acima confirma-se o pessimo negocio que é produzir leite no Brasil. Tudo sobe, menos o leite. Mas é isso que merece o pobre produtor. Desunido, sem uma representacao efetiva, sem uma central, inteligente, para pensar o negocio definindo volume de producao via cotas,sem negociar com laticinios que impoem o preco,sem dialogo com o governo que nao define politicas para o setor, ficaremos a vida inteira vendo todos lucrarem . Por uma CEntral Nacional dos Produtores de Leite (CNPL) já. So assim mudaremos essa estoria ou continuaremos a vida inteira sendo os bobos da corte!
Qual a sua dúvida hoje?