Este Índice é elaborado com o propósito de estimar a variação mensal do custo de manutenção de uma empresa de produção de leite em Minas Gerais. O Índice é obtido a partir de levantamentos realizados em 30 empresas de produção de leite, que fornecem os coeficientes técnicos. A pesquisa é feita nas regiões de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
A Embrapa Gado de Leite estuda uma proposta de ampliação das regiões pesquisadas. O pesquisador Alziro Vasconcelos Carneiro diz que a área de abrangência do ICPLeite poderá incluir Sul de Minas, Zona da Mata e Norte de Minas.
No mês de julho, as maiores altas ocorreram em concentrado (6,89%) e sal mineral (4,29%). Em relação a junho, apesar de um índice geral superior, vários grupos apresentaram desaceleração na alta dos preços, como foi o caso de produção e compra de volumosos e sanidade. Já nos itens qualidade do leite, reprodução, energia e combustível, houve deflação. Este último grupo apresentou queda de 11,15% no mês, em função da redução das tarifas de energia elétrica no Estado de Minas Gerais.
Tabela 1. Variações percentuais em junho, julho, acumulado no ano e acumulado nos últimos doze meses.

Clique na imagem para ampliá-la.
O ICPleite será divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite (www.cileite.com.br). As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.
As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.