IBGE:produção até setembro está só 1% maior que 2005

Segundo a Pesquisa Trimestral do Leite, divulgada hoje pelo IBGE, o volume de leite adquirido pelos laticínios no terceiro trimestre deste ano foi de 4 bilhões de litros, ou seja, houve uma queda de 1,4% frente ao mesmo período do ano passado, e um aumento de 3,6% em comparação com o trimestre anterior.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Segundo a Pesquisa Trimestral do Leite, divulgada hoje pelo IBGE, o volume de leite adquirido pelos laticínios no terceiro trimestre deste ano foi de 4 bilhões de litros, ou seja, houve uma queda de 1,4% frente ao mesmo período do ano passado, e um aumento de 3,6% em comparação com o trimestre anterior.

Assim, de janeiro a setembro deste ano, a captação de leite foi de cerca de 12 bilhões de litros, contra 11,9 bilhões de litros registrados no mesmo período de 2005, isto é, houve um aumento de 1,12%.

Gráfico 1. Variação da captação de leite em relação ao ano anterior, em porcentagem.

Figura 1

* A variação de 2006 se refere aos dados de janeiro a setembro em relação ao mesmo período de 2005.
Fonte: Pesquisa Trimestral do Leite/IBGE
Elaboração: Equipe MilkPoint

Se projetarmos para o último trimestre deste ano a variação ocorrida na captação de leite do terceiro para o quarto trimestre de 2005, teremos que a captação total de 2006 ficará em 16,355 bilhões de litros, o que significaria um aumento de apenas 0,43% em relação ao volume captado no ano passado.

O volume de leite industrializado foi de 3,99 bilhões de litros, registrando uma queda de 1,5% em relação ao mesmo trimestre de 2005 e um aumento de 3,6% frente ao segundo trimestre do ano.

A captação esteve distribuída em 43,8% na região Sudeste, 31,5% no Sul e 14,7% no Centro-Oeste. Minas Gerais mantém sua liderança no ranking, responsável por 26,6% da captação, seguida do Rio Grande do Sul (15,6%) e São Paulo (13,5%).

No total, são 2.160 informantes da pesquisa, que se concentram principalmente no Sudeste (42%) e Sul (21%) do país.

Segundo a pesquisa, houve grande aumento do volume exportado de leite in natura, tanto em relação ao trimestre anterior quanto em relação ao mesmo período de 2005.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Guilherme Alves de Mello Franco
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/12/2006

A conclusão encontra respaldo nas próprias notícias veiculadas neste periódico: a desistência de diversos pecuaristas que, no ano passado, apostavam num maior "status" de rentabilidade do setor, o que não correu, liqüidando seus plantéis e maquinários, mesmo depois de anos de seleção e aprimoramento de manejo, como no recente caso da Fazenda Morro Grande, de Hans Peter August Huss que, após vinte e dois anos de seleção, no último dia 11 de Dezembro, leiloou tudo e fechou as portas.

E olhe que ele tinha gado de alto padrão genético e produção de elite (média de 31,2 kg/dia), várias vezes figurando entre os melhores do estado de Minas Gerais. O panorama é triste e não nos permite muitos planos para 2007, escaldados que nos encontramos e, por isso, tendo medo de água fria. Eu, que sempre pugnei pelo aumento de minha produção, neste apagar de luzes de 2006, já não posso afirmar mais nada. Só esperar, situação, aliás, a que - infelizmente - já nos acostumamos.
Qual a sua dúvida hoje?