IBGE: cresce a captação de leite no 1º trimestre/2008

Segundo dados da Pesquisa Trimestral do Leite realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no 1º trimestre de 2008 foram adquiridos 4,893 bilhões de litros de leite pelas indústrias sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal. Esse volume indica um aumento de captação de 9,2%, com relação ao 1º trimestre de 2007, e queda de 1,1% com relação ao 4º trimestre do ano passado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Segundo dados da Pesquisa Trimestral do Leite realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no 1º trimestre de 2008 foram adquiridos 4,893 bilhões de litros de leite pelas indústrias sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal. Esse volume indica um aumento de captação de 9,2%, com relação ao 1º trimestre de 2007, e queda de 1,1% com relação ao 4º trimestre do ano passado. O volume de leite industrializado foi de 4,880 bilhões de litros, representando um aumento de 9,3% em relação ao 1º trimestre de 2007, e queda de 0,9% frente ao 4º trimestre de 2007.

Os preços reais ao produtor estiveram favoráveis durante o ano de 2007 frente a 2006, estimulando a produção de leite, segundo pesquisa feita pelo Cepea.

No mercado externo, houve aumento do volume de leite in natura comercializado de 10,8% no 1º trimestre de 2008, comparativamente ao mesmo período do ano anterior. Quanto ao faturamento, o aumento foi de 49,6%. Com isto, o preço médio da tonelada de leite no trimestre foi de US$1.733 contra US$1.283 no ano anterior, aumento de 35,1%. Quanto ao leite em pó, que representa um volume maior de negociação se comparado ao leite in natura, houve o aumento de 25,6% em volume e de 140,3% em faturamento (Secex). O leite em pó é o principal produto da balança de produtos lácteos brasileira, seguido pelo leite condensado.

Gráfico 1. Quantidade de leite cru ou resfriado (mil litros) - Brasil.

Figura 1

Clique na imagem para ampliar.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?