ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE: clima e preços externos tornaram 2012 'desfavorável' à pecuária

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/10/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Com más condições climáticas e pressão internacional nos preços de commodities e insumos, o ano de 2012 não foi 'favorável' para a pecuária brasileira. A produção nacional apresentou queda nos principais rebanhos em todo o País, segundo a pesquisa Produção da Pecuária Municipal 2012 (PPM), divulgada na manhã desta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Principal item da pecuária, o rebanho bovino teve queda de 0,7% em relação a 2011, o equivalente a uma redução de 1,536 milhão de cabeças de gado. Entre os demais, caprinos teve queda de 7,9%; ovinos de 5%; galináceos 1,8%, e suínos de 1,3%.

Apesar da queda nos rebanhos, houve aumento nos produtos de origem animal. Entre os bovinos, a alta no abate foi de 8%, seguida pelos suínos 3%. Produtos da cadeia de couro (3,1%), leite (2,5%) e ovos (4,9%) também registraram aumentos. A principal queda foi na produção de mel, com 19,3% 'devido à falta de floração consequente da seca, que levou à extinção desta atividade em muitas áreas'.

Em todo o País, houve 13% menos precipitações em 2012 do que no ano anterior. A prolongada seca no Nordeste também prejudicou as produções de leite e carne bovina. O rebanho na região caiu 4,5% em relação a 2011 e a produção de leite 14,8%. Também houve alta no custo de produção, principalmente insumos, como produtos veterinários, e nas rações, em virtude da elevação de preços da soja e do milho no mercado internacional.

Como consequência, destaca o estudo, 'os preços ao consumidor refletiram o impacto desses fatores sobre a pecuária'. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os principais produtos da pecuária brasileira tiveram forte inflação em 2012. Entre eles, a carne de suíno (8,8%), frango inteiro (16,93%), frango em pedaços (5,38%), leite e derivados (5,73%), ovos de galinha (18,77%). 

As informações são da Agência Estado.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures