IBGE: captação no 1º trimestre é 1,7% superior a 2006

Segundo dados da Pesquisa Trimestral do Leite, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a captação formal do leite no primeiro trimestre do ano somou 4,286 bilhões de litros, registrando um acréscimo de 1,7% frente ao obtido no mesmo período de 2006.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Segundo dados da Pesquisa Trimestral do Leite, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a captação formal do leite no primeiro trimestre do ano somou 4,286 bilhões de litros, registrando um acréscimo de 1,7% frente ao obtido no mesmo período de 2006. Em relação ao primeiro trimestre de 2005, houve um aumento de 7,8% na captação de leite no Brasil.

Porém, a tendência foi de queda a cada novo mês. Durante os dois primeiros meses do ano, a captação esteve acima da registrada em 2006, e em março houve uma queda frente ao mesmo mês do ano passado, como pode ser visto na tabela 1.

Tabela 1. Captação de leite pelos laticínios no primeiro trimestre de 2007, em mil litros, e a variação em relação ao mesmo período de 2006.

Figura 1

O maior volume foi captado pelas indústrias do estado de Minas Gerais, registrando 1,086 bilhão de litros (o equivalente a 25,3% do total do Brasil). Em seguida, ficou o estado do Rio Grande do Sul, com 607,5 milhões de litros (14,2%), e Goiás, com 599,4 milhões de litros (13,9%). Vale lembrar que os dados não representam a produção de cada estado, e a captação registrada em cada unidade de federação pode ter sido exportada de outra região.

Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?