Porém, a tendência foi de queda a cada novo mês. Durante os dois primeiros meses do ano, a captação esteve acima da registrada em 2006, e em março houve uma queda frente ao mesmo mês do ano passado, como pode ser visto na tabela 1.
Tabela 1. Captação de leite pelos laticínios no primeiro trimestre de 2007, em mil litros, e a variação em relação ao mesmo período de 2006.

O maior volume foi captado pelas indústrias do estado de Minas Gerais, registrando 1,086 bilhão de litros (o equivalente a 25,3% do total do Brasil). Em seguida, ficou o estado do Rio Grande do Sul, com 607,5 milhões de litros (14,2%), e Goiás, com 599,4 milhões de litros (13,9%). Vale lembrar que os dados não representam a produção de cada estado, e a captação registrada em cada unidade de federação pode ter sido exportada de outra região.
Equipe MilkPoint.