IBGE: captação no 1º semestre é 4,6% superior a 2006
Segundo os dados da Pesquisa Trimestral do Leite, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a captação de leite no segundo trimestre deste ano foi de 3,99 bilhões de litros, o que representa um aumento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, o primeiro semestre do ano acumulou um volume de 8,48 bilhões de litros de leite adquiridos pelas indústrias, o que significa um acréscimo de 4,6% frente ao mesmo período de 2006.

Segundo os dados da Pesquisa Trimestral do Leite, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a captação de leite no segundo trimestre deste ano foi de 3,99 bilhões de litros, o que representa um aumento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado e uma queda de 11% frente ao trimestre anterior, em virtude da entressafra.
No total, o primeiro semestre do ano acumulou um volume de 8,48 bilhões de litros de leite adquiridos pelas indústrias. Isso significa um acréscimo de 4,6% frente ao mesmo período de 2006.
De janeiro a junho, o estado de Minas Gerais foi responsável por 27,8% da captação, Rio Grande do Sul por 13,6%, Goiás por 12,9% e São Paulo por 12,3%. Vale ressaltar que os números apresentados pela pesquisa não refletem a produção de cada estado, e sim a captação de leite pelas indústrias, que pode também ser adquirida de outros estados.
Em função da entressafra, em junho, a captação foi 19,4% inferior à de janeiro.
Gráfico 1. Evolução da produção formal de leite no Brasil, em milhões de litros.
Clique no gráfico para ampliá-lo.