Frente a 2005, a aquisição da matéria-prima pelos laticínios no ano passado apresentou aumento de 9,53%. Nos últimos dez anos, o crescimento médio da captação de leite inspecionado no Brasil foi de 6,22% ao ano, segundo os dados da pesquisa. Em volume, isso significa um incremento médio de 684,1 mil litros de leite ao ano. Sendo assim, a variação em 2007, frente a 2006, ficou acima da média dos últimos anos.
Desde 1997, foram 7,15 bilhões de litros captados a mais pelas indústrias no ano passado, significando um aumento de captação de 66,9% nesse período.
Analisando a captação do quarto trimestre de 2007, também se observa um volume significativo de leite adquirido pelos laticínios, de aproximadamente 4,9 bilhões de litros, o que representou um aumento de 6,2% em relação ao mesmo período de 2006 e de 12,1% frente a 2005.
Vale destacar que em novembro e dezembro a quantidade de leite captada pelas indústrias representou um recorde histórico, tanto em relação aos mesmos meses dos anos anteriores como em relação a outros volumes mensais, como pode ser verificado no gráfico 1.
Gráfico 1. Captação mensal de leite no Brasil.

Clique na imagem para ampliá-la.
As regiões que apresentaram maior aumento de captação em 2007 frente ao ano anterior foram o Norte, Sul e Nordeste. Vale lembrar que os dados da Pesquisa Trimestral do Leite representam a captação do laticínio de um determinado estado ou região, não representando a produção da região.
Tabela 1. Captação de leite por região brasileira, em mil litros.

Do aumento registrado na captação das indústrias do Sul, cerca de 60,2% são provenientes do estado do Rio Grande do Sul, que apresentou um acréscimo de 260 mil litros em 2006, ou 11,55%.
Rio de Janeiro e Espírito Santo apresentaram recuo na captação. Entretanto, o volume de leite captado pelos laticínios no Sudeste é em sua maior parte representado por Minas Gerais e São Paulo, respectivamente 63,8% e 28,5%.
Outros estados apresentaram redução da captação em 2007, foi o caso do Piauí, com queda de 7,66%, e Goiás, onde a produção manteve-se praticamente estável, com pequena baixa de 0,3%.
Tabela 2. Captação de leite pelas indústrias por estado brasileiro, em mil litros.

Edson Silva, Equipe MilkPoint.