IBGE: captação inspecionada em 2006 foi de 16,7 bilhões de litros

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a Pesquisa Trimestral do Leite, a captação de leite em 2006 foi de aproximadamente 16,7 bilhões de litros, ou seja, houve um acréscimo de 2,1% em relação a 2005.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Frente a 2004, a aquisição da matéria-prima pelos laticínios no ano passado apresentou aumento de 14,7%. Nos últimos nove anos, o crescimento médio da captação de leite no Brasil foi de 5,11% ao ano, segundo os dados da pesquisa. Em volume, isso significa um incremento médio de 660,5 mil litros de leite ao ano. Sendo assim, a variação em 2006, frente a 2005, ficou abaixo da média dos últimos anos, como pode ser visto no gráfico 1.

No entanto, sobre o menor crescimento do passado, é importante ressaltar que em 2005 o aumento da captação frente ao ano anterior foi bastante significativo - de 12,3% ou quase 1,8 bilhão de litros, a maior variação positiva verificada nos últimos nove anos. Desse modo, mesmo inferior à média dos últimos nove anos, podemos considerar o aumento de 2006 como bastante representativo.

Desde 1997, foram 5,9 bilhões de litros captados a mais pelas indústrias no ano passado, ou seja, houve um aumento de captação de 55,6% nesse período.

Gráfico 1. Variação do volume de leite captado pelas indústrias de um ano para outro, em mil litros.

Figura 1

Analisando a captação do quarto trimestre de 2006, também se observa um volume significativo de leite adquirido pelos laticínios, de aproximadamente 4,6 bilhões de litros, o que representou um aumento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2005 e de 13,45% frente a 2004.

Vale destacar que em novembro e dezembro a quantidade de leite captada pelas indústrias representou um recorde histórico, tanto em relação aos mesmos meses dos anos anteriores como em relação a outros volumes mensais, como pode ser verificado no gráfico 2.

Gráfico 2. Captação mensal de leite no Brasil.

Figura 2

As regiões que apresentaram maior aumento de captação em 2006 frente ao ano anterior foram o Sul, Centro-Oeste e Norte. As regiões Nordeste e Sudeste apresentaram queda no volume captado no ano passado.

Vale lembrar que os dados da Pesquisa Trimestral do Leite representam a captação do laticínio de um determinado estado ou região, não representando a produção da região.

Tabela 1. Captação de leite por região brasileira, em mil litros.

Figura 3

Do aumento registrado na captação das indústrias do Sul, cerca de 57% é proveniente do estado do Rio Grande do Sul, que apresentou um acréscimo de 273 mil litros em 2006, ou 13,8%.

O recuo de 2,9% na captação da região Sudeste é dado principalmente em virtude de uma diminuição da aquisição de leite em São Paulo, que foi de 193,2 mil litros (quase a totalidade da redução da região Sudeste), ou recuo de 8,4%.

Outros estados que apresentaram redução da captação em 2006 foram Tocantins, Maranhão, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Tabela 2. Captação de leite pelas indústrias por estado brasileiro, em mil litros.

Figura 4

Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Carlos Sampaio Faria Filho
CARLOS SAMPAIO FARIA FILHO

OUTRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/04/2007

Esta pesquisa apenas confirma o forte interesse atual dos grandes empresários em investir em atividades mais rentáveis como a produção de álcool, madeira, celulose, aproveitando-se da melhor infraestrutura disponivel no estado de São Paulo.

Vamos aguadar pelo resultado de novas pesquisas, pois o que tenho visto é um grande número de liquidações de rebanhos em São Paulo e Minas Gerais.

Abraços
Qual a sua dúvida hoje?