No entanto, sobre o menor crescimento do passado, é importante ressaltar que em 2005 o aumento da captação frente ao ano anterior foi bastante significativo - de 12,3% ou quase 1,8 bilhão de litros, a maior variação positiva verificada nos últimos nove anos. Desse modo, mesmo inferior à média dos últimos nove anos, podemos considerar o aumento de 2006 como bastante representativo.
Desde 1997, foram 5,9 bilhões de litros captados a mais pelas indústrias no ano passado, ou seja, houve um aumento de captação de 55,6% nesse período.
Gráfico 1. Variação do volume de leite captado pelas indústrias de um ano para outro, em mil litros.

Analisando a captação do quarto trimestre de 2006, também se observa um volume significativo de leite adquirido pelos laticínios, de aproximadamente 4,6 bilhões de litros, o que representou um aumento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2005 e de 13,45% frente a 2004.
Vale destacar que em novembro e dezembro a quantidade de leite captada pelas indústrias representou um recorde histórico, tanto em relação aos mesmos meses dos anos anteriores como em relação a outros volumes mensais, como pode ser verificado no gráfico 2.
Gráfico 2. Captação mensal de leite no Brasil.

As regiões que apresentaram maior aumento de captação em 2006 frente ao ano anterior foram o Sul, Centro-Oeste e Norte. As regiões Nordeste e Sudeste apresentaram queda no volume captado no ano passado.
Vale lembrar que os dados da Pesquisa Trimestral do Leite representam a captação do laticínio de um determinado estado ou região, não representando a produção da região.
Tabela 1. Captação de leite por região brasileira, em mil litros.

Do aumento registrado na captação das indústrias do Sul, cerca de 57% é proveniente do estado do Rio Grande do Sul, que apresentou um acréscimo de 273 mil litros em 2006, ou 13,8%.
O recuo de 2,9% na captação da região Sudeste é dado principalmente em virtude de uma diminuição da aquisição de leite em São Paulo, que foi de 193,2 mil litros (quase a totalidade da redução da região Sudeste), ou recuo de 8,4%.
Outros estados que apresentaram redução da captação em 2006 foram Tocantins, Maranhão, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Tabela 2. Captação de leite pelas indústrias por estado brasileiro, em mil litros.

Equipe MilkPoint
