IBGE: captação cai 1,15 no 2º trimestre sobre 2005

Segundo dados divulgados pela Pesquisa Trimestral do Leite, entre abril e junho de 2006 foram adquiridos pelas indústrias processadoras 3,830 bilhões de litros de leite. Este número representa queda de 8,37% em relação ao primeiro trimestre do ano e de 1,19% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Segundo dados divulgados pela Pesquisa Trimestral do Leite, entre abril e junho de 2006 foram adquiridos pelas indústrias processadoras 3,830 bilhões de litros de leite. Este número representa queda de 8,37% em relação ao primeiro trimestre do ano e de 1,15% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Com relação ao leite industrializado no período, ocorreram variações negativas de 8,50% com relação ao 1º trimestre de 2006 e de 1,21% com relação ao 2º trimestre de 2005.

Figura 1

Fonte: IBGE
Elaboração: Equipe MilkPoint

No primeiro semestre do ano, o IBGE identificou a captação pelas indústrias de aproximadamente 8,01 bilhões de litros de leite, o que significou um aumento de cerca de 2% frente ao volume obtido no mesmo período do ano passado e um acréscimo em torno de 16% frente à captação do primeiro semestre de 2004.

A aquisição de leite cru ou resfriado ocorre em praticamente todo o território nacional com exceção dos estados de Roraima e Amapá. Os principais estados em aquisição de leite são Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

As informações são do IBGE, com adaptações da Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Ângelo Antônio Capella Borelli
ÂNGELO ANTÔNIO CAPELLA BORELLI

UBERABA - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 29/09/2006

Agredito que este decréscimo tem influência da diminuição de inúmeros criatórios, devido à má remuneração do setor.

Além disso, da diminuição de áreas, por conta da reforma agrária natural, ou divisão entre herdeiros e o desinteresse dos mesmos pela atividade.

O "boom" das usinas sucroalcooleiras que pagam um arrendamento substâncial para o proprietário também tem contribuído para a redução da captação, que se torna uma interessante renda para o fazendeiro, fazendo com que ele entre no negócio.
Qual a sua dúvida hoje?