De janeiro a setembro, o volume captado pelas empresas foi de 12,887 bilhões de litros, o que significou um acréscimo de 6,9% sobre o volume registrado no mesmo período de 2006. Ou seja, a captação de leite aumentou em 832,8 milhões de litros.
O valor é muito próximo ao projetado pelo Índice de Captação de Leite do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP), que apurou um aumento de 7,1% no volume adquirido pelos laticínios entre janeiro e setembro, frente ao mesmo período de 2006.
Tabela 1. Volume de leite captado pelas indústrias de laticínios por trimestre, em mil litros.

A região Sudeste foi a que apresentou maior participação no total do volume de leite adquirido até setembro, de 43,7%. Em seguida, ficou a região Sul, com 28,5%, a região Centro-Oeste, com 15,9%, Nordeste, com 6% e Norte, com 5,9%.
O maior crescimento em volume, de janeiro a setembro, ocorreu na região Sul, com um incremento de 317,1 milhões de litros, seguido da região Sudeste, com 227 milhões de litros. Em termos percentuais, a região Norte apresentou o maior crescimento no período frente a 2006, de 19,9%, seguido da região Sul, com 9,5% e região Nordeste, com 8,1%. Vale ressaltar que os números equivalem à captação e não à produção de cada região, podendo, assim, haver migração do produto entre uma região e outra.
Tabela 2. Captação de leite entre janeiro e setembro por região brasileira, em mil litros.

Gráfico 1. Evolução da captação brasileira de leite, em mil litros.

Aline B. Ferro, Equipe MilkPoint.