ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Portugal: há produção de leite suficiente, mesmo com pandemia do Coronavírus

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A APROLEP - Associação de Produtores de Leite de Portugal garantiu que há produção de leite suficiente no país para encarar as contingências provocadas pela Covid-19, assegurando que os agricultores estão trabalhando normalmente.

"Temos produção de leite suficiente para Portugal. Não há motivos para preocupações. Apesar de algumas questões pontuais, estamos trabalhando normalmente e temos alimento suficiente armazenado para os animais", disse Carlos Neves, secretário-geral da organização.

O dirigente admitiu alguns "constrangimentos" na aquisição de materiais necessários para a operacionalidade das explorações e no fornecimento de rações que complementem a alimentação dos animais, mas garantiu que, por enquanto, "tudo tem funcionado sem problemas".

"No nosso caso, o home office não é possível. Por isso, temos transmitido aos nossos associados os cuidados que devem ter para evitar serem contaminados. Há muitas explorações familiares onde é preciso que todos continuem saudáveis para trabalhar", disse Carlos Neves.

Nas recomendações feitas pela APROLEP é pedido aos agricultores que, entre outras coisas, "fiquem em casa, na fazenda e saiam apenas para ir aos campos ou qualquer deslocação indispensável", "evitem visitas de pessoas externas à fazenda, exceto entregas de encomendas ou outras situais essenciais" e que "mantenham níveis seguros de estoque de rações, gasóleo, medicamentos veterinários e outros fatores de produção".

Carlos Neves garantiu que as "empresas que recolhem o leite também já estabeleceram normas ainda mais intensivas de higiene e segurança nas operações", mas lembrou que o vírus "não se transmite pelos alimentos".

"A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos já assegurou que não há risco de contágio por meio do leite ou quaisquer outros alimentos. Além disso, o leite UHT comumente consumido pelos portugueses é pasteurizado, levando um tratamento térmico. Sentimos que as pessoas continuam a perceber que o leite é um alimento essencial e seguro", sublinhou o dirigente.

No caso de produção de leite de vaca, as explorações têm trabalhado para satisfazer os pedidos das fábricas e supermercados face à maior procura dos consumidores nos últimos dias, mas disse ter conhecimento que no caso do leite de ovelha e cabra tem havido uma quebra. "Sei que algumas dessas explorações reduziram a produção porque as queijarias que trabalham para a restauração já não estão vendendo tanto", partilhou.

Carlos Neves disse, ainda, que a APROLEP está em acompanhando permanentemente o que acontece com o setor do leite em países como Itália ou Espanha, que foram mais afetados pela propagação do novo coronavírus, e vincou que a maior preocupação da associação "está em proteger a saúde dos agricultores, a maior parte já com alguma idade".

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.850 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil se recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal registou na segunda-feira a primeira morte, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, até segunda-feira havia 331 pessoas infetadas. Dos casos confirmados, 192 estão se recuperando em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

As informações são do Notícia ao Minuto.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures