FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

RO: senador critica baixo preço pago pelo litro de leite a produtores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) manifestou apoio à mobilização dos produtores de leite de Rondônia insatisfeitos com o baixo preço pago pelo litro do produto. Segundo o senador, o valor pago pela indústria chegou a R$ 0,70 pelo litro, enquanto o preço médio nacional era R$ 1,40.

Gurgacz denunciou ainda que os órgãos de fiscalização não exigem das indústrias de beneficiamento e comércio de laticínios o cumprimento da Lei 12.669, oriunda do PLC 80/2011, que as obriga a informar aos produtores de leite o valor pago pelo litro do produto até o dia 25 do mês anterior à entrega.

De acordo com o senador, se esse dispositivo da lei for descumprido, as indústrias são obrigadas a pagar o maior preço praticado no mercado. "Mas como isso não está acontecendo, temos de cobrar do Ministério da Agricultura uma ação efetiva no sentido de garantir o preço mínimo de leite aos produtores do estado de Rondônia, para que eles não trabalhem mais no vermelho, consigam pagar os custos de produção, ter lucro e uma vida digna no campo. São mais de 30 mil famílias vivendo da produção do leite em Rondônia. Muitas estão trocando a produção leiteira por uma outra mais rentável, mas isso também não é a opção para todos, pois também implica custos".

O senador lembrou que Rondônia é um dos maiores produtores de leite do país, no sétimo lugar no ranking nacional de produção. Anualmente, são produzidos 720 milhões de litros de leite no estado, informou.

As informações são da Agência Senado.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.