Greve nos portos paralisa embarque de grãos na Argentina, diz agência

As exportações argentinas de grãos foram interrompidas ontem por uma greve nos portos do país. Os trabalhadores pedem prioridade na vacinação contra a Covid-19.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As exportações argentinas de grãos foram interrompidas nesta quarta-feira (19/05) por uma greve nos portos do país. Os trabalhadores exigem a inclusão das tripulações dos navios no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19, informa a agência Reuters. A paralisação interrompeu as atividades no centro portuário de Rosário, de onde saem cerca de 80% dos produtos agrícolas do país.

Continua depois da publicidade

Estivadores (trabalhadores que preparam os navios para recebimento da carga), capitães de rebocadores e práticos (que guiam as embarcações na chegada e saída dos portos) participam da greve. Segundo os sindicatos, a paralisação vai se estender por 48 horas. O prazo expira na tarde de hoje (20/05). 

"Todos os embarques estão parados", ressaltou Reuters Guillermo Wade, gerente da Câmara de Atividades Portuárias e Marítimas (CAPyM). Pelo menos sete barcos foram carregados ontem em Rosário e estavam prontos para zarpar, mas os sindicatos impediram a partida, afirmou.

Continua depois da publicidade

Mesmo após o fim da greve, os navios terão dificuldade para zarpar, acrescenta Wade, porque a falta de chuvas reduziu o nível do rio Paraná. "Esses sete navios, atracados nos portos de Timbues, San Martín e San Lorenzo, estão agora muito pesados para navegar. A profundidade do rio está cada vez menor", explicou.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Figura 1

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?