ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Greenpeace acusa Fonterra por destruição de florestas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/08/2009

2 MIN DE LEITURA

1
0
A Fonterra, maior exportadora de lácteos do mundo, deverá se responsabilizar por parte de seu papel na destruição de florestas e massiva emissões de gases de efeito estufa que resultaram da destruição na Indonésia e na Malásia, para alimentar vacas leiteiras na Nova Zelândia, informou o Greenpeace.

Um quarto da produção mundial da ração animal Palm Kernel Expeller (PKE), produto econômico da indústria de palmeira da Indonésia e da Malásia, foi importado pela Nova Zelândia no ano passado, com a maioria sendo destinada para alimentar vacas leiteiras. Cerca de 95% de todas as fazendas leiteiras da Nova Zelândia são acionistas da Fonterra.

A subsidiária da Fonterra, que detém metade da empresa, RD1, também fez uma joint venture com a gigante do setor de óleo de palma, Wilmar International. A Wilmar é a maior comerciante de óleo de palma e de palmiste e tem uma reputação como uma das piores companhias em termos de destruição de florestas tropicais do mundo. Foram registrados casos documentados envolvendo a destruição de florestas, queimadas ilegais e conflitos sociais contra a Wilmar.

"É um escândalo que a Fonterra esteja alimentando suas vacas leiteiras com um produto que está contribuindo diretamente para a destruição das florestas tropicais remanescentes do mundo e para aumentar a mudança climática", disse o membro do Greenpeace New Zealand, Simon Boxer. Ele disse que isso não faz sentido e o Governo da Nova Zelândia precisa impedir que a Fonterra importe esse produto.

A Indonésia tem uma das mais rápidas taxas de desmatamento do mundo, com perda de 72% de áreas florestais. De acordo com estimativas recentes, a Indonésia é o terceiro maior poluidor com gases de efeito estufa do mundo por causa da destruição de suas florestas tropicais e turfeiras.

"A intensificação da indústria de lácteos feita pela Fonterra está impulsionando a destruição das florestas tropicais, aumentando as emissões de gases de efeito estufa aqui e no exterior, colocando pressão na saúde de nossa terra e ameaçando nossa reputação".

As importações de PKE aumentaram de 400 toneladas em 1999 para 1,1 milhão de toneladas em 2008, devido à intensificação do setor leiteiro da Nova Zelândia e da busca pela Fonterra pela maior produção de leite a custos menores. Mais de 1,5 milhão de hectares de plantações de palmeiras plantadas anteriormente nas terras com florestas na Malásia e na Indonésia teriam sido necessárias para suprir as importações de PKE em 2008, segundo o Greenpeace.

A reportagem é do Scoop.co.nz., adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCO AURÉLIO WEYNE

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 27/08/2009

Eu mesmo não compro mais nada da Fonterra!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures