Be Dairy. Boundless Potential. Endless Possibilities [Seja lácteos. Potencial ilimitado. Infinitas possibilidades, em uma tradução livre]. Este foi o slogan da World Dairy Summit 2023 do International Dairy Forum (IDF) realizado em Chicago, Illinois.
Pela primeira vez em solo americano em três décadas, mais de 1.300 participantes de mais de 50 países se reuniram para aprender mais sobre o que há de mais recente em tecnologia e inovação de lácteos em todo o mundo.
Quatro principais preocupações
O secretário de Agricultura, Tom Vilsack, disse que há quatro áreas que afetam os lácteos - e a agricultura em geral - que o mantêm acordado à noite.
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O impacto que o clima está tendo na capacidade dos produtores de produzir mais.
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A consolidação que está ocorrendo na agricultura americana.
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A concentração de renda que está ocorrendo dentro do setor rural.
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A crise internacional cria uma cadeia de suprimentos interrompida.
União colaborativa
"Acho que a agricultura inteligente para o clima cria uma enorme oportunidade", disse Vilsack, compartilhando que os produtores dos EUA querem um sistema que seja voluntário e baseado em incentivos.
Vilsack destacou que todos na indústria de lácteos precisam trabalhar de forma colaborativa – desde os produtores, grupos ambientais e grupos conservacionistas, até grandes empresas de alimentos, varejistas e universidades. O esforço começa com um compromisso de US$ 3 bilhões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), com financiamento estendido a 141 projetos, incluindo 18 projetos de laticínios.
Lácteos dos EUA
Os líderes globais discutiram como suas organizações estão empregando novas abordagens para enfrentar os desafios de hoje, ao mesmo tempo em que traçam um caminho para um futuro próspero.
Barb O'Brien, presidente e CEO da Dairy Management Inc., disse que vê o potencial do impacto econômico que os lácteos podem causar. "Isso levanta as comunidades", disse ela. "Na verdade, hoje é um impacto de quase US$ 800 bilhões aqui nos EUA e uma fonte de 3,3 milhões de empregos."
O'Brien disse que a força dos lácteos dos EUA está na diversidade, que fornece enorme flexibilidade para atender às necessidades do que sabemos ser um mundo cada vez mais complexo e incerto. Ela destacou três áreas em que os lácteos dos EUA estão focados.
- A fome é uma pandemia global. "A Covid expôs as rachaduras no sistema, em nossa cadeia de suprimentos e no sistema alimentar em geral. Cabe a nós, como setor global, formar novas parcerias e colaborações para ajudar a alcançar a segurança alimentar e nutricional para todas as crianças, para todas as famílias e para todos os países que não podem se sustentar."
- Investimento contínuo em pesquisa para avançar as credenciais de saúde e bem-estar dos laticínios. "As pessoas estão olhando cada vez mais para a comida como remédio para soluções personalizadas para atender às suas necessidades individuais de saúde e estilo de vida. Precisamos garantir que os consumidores entendam todo o espectro de vários benefícios."
- Sustentabilidade ambiental. "Esse trabalho exige parcerias mais profundas."
Perspectiva da Nestlé
Ecoando as declarações de Vilsack e O'Brien, Patricia Stroup, diretora de suprimentos da Nestlé, na Suíça, disse que os lácteos enfrentam uma grande oportunidade que decorre de alguns dos maiores desafios que temos.
Stroup compartilhou que a Nestlé compra leite de mais de 200.000 produtores de leite em 27 países.
"A questão climática é um grande desafio do ponto de vista do consumidor, do ponto de vista do governo, do ponto de vista das ONGs, do ponto de vista da ciência, mas também é uma grande oportunidade", disse ela. "Gosto de dizer que visualizo o mundo melhor com vacas do que sem vacas. Porque sabemos que podemos fazer isso através do ciclo do carbono e através de todo o trabalho que é feito através dos solos, etc. Sabemos que podemos chegar ao Net Zero no setor de lácteos."
Stroup destaca que a Nestlé tem o compromisso de atingir o Net Zero (zero emissões líquidas de carbono) no setor de lácteos até 2050 e seu primeiro marco é em 2025 atingir uma redução de 20% em relação aos dados de base de 2018 e, em seguida, um grande marco em 2030, de redução de 50% das emissões.
"É muita coisa. Esse é um grande desafio. Mas também é algo que estamos olhando para ver que os consumidores estão esperando de nós e o que a sociedade em geral está esperando de nós, mas é algo que também podemos aproveitar para agregar valor aos nossos produtos e permitir que as pessoas amem o produto que adoram, o que é ousado", disse ela.
Stroup compartilha que, quando olha para o futuro, a Nestlé está focada em produtos inovadores, ciência e está focada em soluções. "Se não conseguirmos encontrar soluções para esses desafios e maneiras de melhorá-los, não sei quem mais pode", observa.
Este ano, a IDF World Dairy Summit coincidiu com o 120º aniversário da IDF, que vem atuando como a voz da ciência e tecnologia do setor lácteo desde 1903.
As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.