SP: governo anuncia investimentos de R$ 600 milhões para o setor rural

Governo de SP anuncia R$ 600 milhões em investimentos no agro durante a Agrishow, com foco em crédito, transporte e sustentabilidade. Saiba mais!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (29/4), um pacote de investimentos de cerca de R$ 600 milhões voltado ao fortalecimento do setor agropecuário. O anúncio foi feito durante a 30ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina.

Um dos principais destaques é a liberação de R$ 100 milhões para subvenção ao seguro rural por meio do FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista). A medida busca proteger produtores contra perdas causadas por eventos climáticos extremos. Em 2024, cerca de 21 mil agricultores já foram beneficiados pelo programa.

Outra iniciativa de peso é o programa de recuperação de estradas rurais, que receberá mais de R$ 200 milhões para restaurar mil quilômetros de vias até 2026. O projeto inclui ainda a construção de pontes e centros de distribuição agrícola, melhorando o escoamento da produção.

Continua depois da publicidade

O Pró-Trator também será reforçado com R$ 50 milhões em financiamentos com juros subsidiados para a compra de máquinas agrícolas por pequenos e médios produtores. A linha de crédito foi ampliada e agora também contempla cooperativas.

Na área de infraestrutura e sustentabilidade, dois Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) receberão juntos R$ 115 milhões até o fim de maio. Um fundo, com R$ 60 milhões, será voltado à logística agrícola e biocombustíveis. O outro, com R$ 55 milhões, apoiará cadeias produtivas sustentáveis.

A Desenvolve SP, agência de fomento do estado, lançou a linha Agromáquinas, com R$ 50 milhões para financiamento de maquinário agrícola a pequenos e médios produtores.

Continua depois da publicidade

O FEAP também liberará R$ 110 milhões em crédito rural para atividades como produção de leite, agricultura orgânica, pesca, irrigação e infraestrutura produtiva. Parte dos recursos será reservada exclusivamente para mulheres agricultoras.

Durante o evento de lançamento, o governo ainda anunciou o envio de projetos de lei à Assembleia Legislativa, com propostas para:

  • Atualizar a legislação de regularização fundiária;

  • Criar a carreira de pesquisador científico;

  • Reestruturar cargos de especialista ambiental e assistente agropecuário;

  • Implantar o sistema Agroclima SP, voltado ao monitoramento agrometeorológico.


As informações são do Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint

 

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?