Governo argentino quer garantir abastecimento de leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O ministro da Economia da Argentina, Roberto Lavagna, não descartou a possibilidade de revisar os aumentos dos impostos às exportações de lácteos, desde que seja feito um acordo entre produtores e indústrias que mantenha os envios ao exterior sem afetar o mercado interno nem provocar aumentos nos preços, segundo informaram dirigentes da Sociedade Rural Argentina (SRA).

Lavagna disse, no entanto, que não há uma decisão com relação a um eventual aumento nos impostos às exportações de carnes e se mostrou disposto a discutir a criação de um "fundo fiduciário" para financiar a implantação de pastagens que permita aumentar a produção de leite e carne a fim de atender a crescente demanda externa sem descuidar do mercado interno.

O ministro, que visitou a 119ª Exposição de Pecuária, Agricultura e Indústria Internacional de Palermo, não fez declarações à imprensa, mas durante sua visita, manteve um intenso diálogo com o presidente e o vice-presidente da SRA, Luciano Miguens e Hugo Luis Biolcatti, respectivamente.

"A visita nos agradou porque faz parte do reconhecimento que o campo está reclamando e foi uma boa oportunidade para poder falar francamente sobre os assuntos que nos preocupam", disse Miguens.

"O ministro explicou que sua principal preocupação é o abastecimento e os preços do mercado interno. Ele pede garantias aos produtores, mas nós não dominamos todas as variáveis do mercado. No entanto, queremos encontrar mecanismos de acordo porque a única alternativa para baixar os preços é aumentar a produção e melhorar a oferta".

Biolcatti, por sua vez, considerou "positiva" a "abertura ao diálogo" a um "ministro que se mostrou muito receptivo, disposto a escutar e a seguir conversando". Ele destacou a disposição do Governo de revisar o aumento dos impostos de exportação de lácteos, caso seja encontrada uma forma adequada de se assegurar o abastecimento interno, além da possibilidade de ter créditos de fomento para pastagens, que "é a forma mais rápida de aumentar a produção de leite e carne".

Fonte: El Diario - Entre Rios, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?