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Governo argentino lança nova versão de congelamento de preços nos supermercados

O governo argentino lançou uma nova edição do programa denominado Preços Cuidados, que congela os preços de uma lista predeterminada de produtos de segundas marcas em alguns supermercados. A nova versão conta com 310 produtos, que inclui primeiras marcas e uma redução de 8% dos preços. O programa estará disponível em 2.220 supermercados do país a partir desta terça-feira (7) e levará um prazo médio de 10 dias para ser instalado totalmente.

“O objetivo é cuidar do bolso dos argentinos”, disse o chefe de Gabinete, Santiago Cafieiro, durante o lançamento do programa, acompanhado pelo ministro de Desenvolvimento Produtivo, Matías Kulfas, e da secretária de Comércio Interior, Paula Español.

Lançado em 2014 pela então presidente Cristina Kirchner, atual vice-presidente, com a ideia de congelar os produtos por três meses e aliviar o peso da inflação, o programa foi renovado até o fim de seu mandato, em 2015, e mantido por seu sucessor Mauricio Macri, em diferentes versões de listas. Quando começou, Preços Cuidados, uma marca que já se instalou na Argentina, tinha somente 194 produtos e chegou a ter cerca de 600 durante o governo Macri, incluindo vinhos e cervejas.

“O que fizemos foi dar outro sentido ao que fez o governo anterior, um reordenamento, com a intenção de que os produtos tenham preços visíveis”, disse Cafiero. Kulfas, por sua vez, detalhou que “dos 500 produtos da última versão, só ficaram 70, porque muitos deles não eram parte do consumo essencial das famílias argentinas”.

Kulfas disse que este trabalho foi feito por meio de um “diálogo permanente com diferentes atores, como supermercados e indústrias”. Também apontou que a administração de Alberto Fernández encontrou uma “economia sumamente desordenada” e que o programa pretende “recuperar referências claras em termos de produtos e de preços com uma cesta que busque representar as características do consumo das famílias”.

O ministro informou ainda que os 70 produtos que já constavam na lista dos Preços Cuidados terão um aumento de 9%, enquanto os 240 novos terão uma redução de até 30%. No total, haverá uma baixa média de 8%.

Já a secretária de Comércio, Paula Español, afirmou que o programa havia se desvirtuado. “Era mais uma plataforma de lançamento dos produtos das empresas do que uma cesta para as famílias”, acusou, em referência a que, uma vez instaladas as segundas marcas das empresas de alimentos, os preços subiam e terceiras marcas as substituíam.

“Estes 310 produtos parecem menos, mas são mais representativos”, sinalizou, dando como exemplo a inclusão de três principais marcas de fraldas em todos tamanhos e variedade de produtos lácteos e primeiras marcas de produtos de produtos de limpeza e bebidas não alcoólicas.

As informações são do Valor Econômico.

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