ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governador do Piauí anuncia R$ 1,2 milhão para investimentos na bacia leiteira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/11/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Produtores, beneficiadores, empresários de modo geral envolvidos na produção e venda de leite e derivados se reuniram, na última segunda-feira (7), com o governador Wellington Dias, no Palácio de Karnak. Em encontro da Câmara Setorial do Leite foram discutidos as deficiências no setor e os desafios para revitalizar a bacia leiteira piauiense. Na oportunidade, o governador anunciou a liberação de R$ 1,2 milhão para investimento no setor.

governo do piauí - bacia leiteira
Reunião com representantes da Câmara Setorial de Leite e Derivados (Foto:Jorge Henrique Bastos)

O recurso será disponibilizado por meio de um convênio entre a Agência de Fomento, Secretaria do Desenvolvimento Rural e Emater. O empréstimo com taxas atraentes, pode ser utilizado na aquisição de matrizes leiteiras e insumos para a produção.

Atualmente, a produção de leite é mais forte na região Norte do Piauí. São processados, em média, 80 mil litros do alimento por dia no estado. Acreditando no potencial do setor, o governador autorizou a elaboração de um diagnóstico, detectando as ações necessárias para a produção aumentar. A meta é chegar a 300 mil litros de leite por dia. “Teremos uma política tributária adequada para proteger o mercado interno de forma que ele se fortaleça, mas ao mesmo tempo sem onerar o consumidor. Apenas colocando regras para o que entra de importação para o Piauí”, revelou Wellington.

O secretário de Governo, Merlong Solano, foi designado para acompanhar a execução dos encaminhamentos. “A Câmara Setorial solicitou a adesão da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que inclusive depende de uma lei estadual e que já está pronta para ser encaminhada pelo nosso governo à Assembleia Legislativa. Dentre outras demandas, também ficou acertada uma reunião para verificar, especificamente na legislação tributária estadual, o que está ocasionando dificuldade para os produtores de leite e derivados, a fim de que possamos fazer as adequações necessárias”, frisou Merlong.

A reunião discutiu ainda alternativas de eficiência energética para o setor. O secretário de Mineração e Energias Renováveis, Luís Coêlho, falou da parceria do governo com a Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia (Coppe), instituto de engenharia ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, que busca um modelo individualizado de uso de energia para as propriedades produtoras de leite.

A carência de mão de obra especializada em cuidados com gado leiteiro, foi outro ponto levantado. O governo vem agindo para superar essa dificuldade. Uma proposta de capacitação está sendo montada numa parceria que envolve Secretaria de Estado da Educação (Seduc), universidades e escolas agrícolas. “Vamos formar especialistas para atuar nas cadeias produtivas do Piauí. A do leite é uma delas”, destacou Francisco Limma, secretário de Estado do Desenvolvimento Rural.

Atendendo a reivindicação dos produtores, o governador Wellington Dias determinou à Adapi a adoção das medidas necessárias para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. “Foi uma discussão importantíssima tanto para o setor público como para o privado. Com pouca coisa, resolvemos grandes problemas. Nem precisa de recursos, basta uma conversa com os compromissos que firmamos hoje aqui”, avaliou o presidente da Câmara Setorial do Leite, Francisco Seixas, que também é produtor.  

As informações são do Governo do Piauí.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures