ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

GO: APL quer chegar a 400 milhões de litros em 10 anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/02/2011

1 MIN DE LEITURA

3
0
Para discutir os problemas do setor leiteiro goiano, o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio Camilo de Lima, recebeu ontem (3) os representantes do Arranjo Produtivo Lácteo - APL, Benedito Cardoso e Rodrigo Medeiros. Eles foram pedir o apoio da secretaria para acordos de colaboração e agilidade aos processos. É que Goiás tem potencial para dobrar a produção anual de leite e uma das dificuldades para este crescimento está na falta de mão de obra especializada no campo.

Segundo Benedito Cardoso, o APL está em fase de desenvolvimento; um laticínio escola, laboratório e fazenda estão quase prontos. "Falta apenas uma interlocução da direção das entidades para que funcionem plenamente", disse o gestor. Atualmente, o APL reúne 19 municípios goianos e cerca de 5 mil produtores. São produzidos mais de duzentos milhões de litros de leite por ano. A intenção é dobrar essa capacidade em 10 anos, para 400 milhões de litros. "Queremos sair de um sistema de baixa capacidade para um de alta competência e desenvolvimento", explica Rodrigo Medeiros. Formado em 2004, o APL já conseguiu elevar o crescimento da produção para acima da médias dos municípios goianos.

Os representantes do APL são enfáticos ao defender ações de desenvolvimento da cadeia do leite. "Com a pecuária leiteira, o pequeno produtor tem retorno mensal do investimento, ao contrário da agricultura, onde a produção é muitas vezes apenas anual". Benedito conta que não preciso ter uma grande área: "A maioria dos integrantes do APL é de pequenos produtores.

No próximo dia 24, São Luiz de Montes Belos vai sediar o 5º Fórum do APL. Os interessados em participar poderão ver a produção na prática e compartilhar experiências de pecuaristas que estão obtendo lucro com o leite.

As informações são da Agência Goiana, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já participou da pesquisa do Índice de Confiança da Produção de Leite (ICPL)? Clique aqui e saiba como funciona essa nova ferramenta elaborada pelo MilkPoint para auxiliar o setor.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA LIMA JR.

GOIÂNIA - GOIÁS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 09/02/2011

Parabéns Dr Benedito Cardoso e prof. Rodrigo Medeiros pela determinação na liderança deste grande programa, que já que já viabilizou muitas conquistas para os diversos players do setor e ainda proporcionará muitos e bons frutos para o desenvolvimento da socioeconomia regional.
Como conheço muito bem o Secretário da Agricultura do estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima estou muito otimista quanto a participação ativa deste governo no APL Lácteo da região Oeste de Goiás.
Seremos sem dúvida uma referência para o país para o setor leiteiro nacional.
Antônio Carlos de Souza Lima Júnior
LEONARDO OLIVEIRA AZEVEDO

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 07/02/2011

Fui estudante do curso de Tecnologa em Laticínios pela UEG em São Luís de Montes belos durante os anos de 2008 até 2010, posso ressaltar com segurança que o APL lácteo foi o principal responsável pelo crescimento da produtividade láctea da região, mas para esse crescimento ganhar ainda mais força e qualidade se faz necessário a ativação destes para facilitar pesquisas e buscar mais desenvolvimento no setor, além de capacitar profissionais, os quais se encontram em ambundância na região.
PAULO MOREIRA - NÚCLEO REGIONAL NORTE

PORTO VELHO - RONDÔNIA - PESQUISA/ENSINO

EM 04/02/2011

Parabéns Benedito Cardoso pela dedicação a esse projeto. Infelizmente não pude participar do esforço para constituir o APL - SLMB, em 2004 quando da minha passagem por Goiás através do Núcleo Regional Centro-Oeste da Embrapa Gado de Leite.
MilkPoint AgriPoint