Por que consumir leite?

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando acaba de lançar uma campanha de incentivo ao consumo de leite. O trabalho é direcionado para as redes sociais, como Instagram e Facebook, e visa atingir o público em geral, desde o consumidor até o produtor rural. A campanha traz informações sobre os benefícios do leite para a saúde humana, principalmente neste momento atual em que a imunidade precisa ser fortalecida para afastar riscos de doenças.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando acaba de lançar uma campanha de incentivo ao consumo de leite. O trabalho é direcionado para as redes sociais, como Instagram e Facebook, e visa atingir o público em geral, desde o consumidor até o produtor rural. A campanha traz informações sobre os benefícios do leite para a saúde humana, principalmente neste momento atual em que a imunidade precisa ser fortalecida para afastar riscos de doenças. 
 
Outro dado importante que a campanha traz é a contribuição da raça Girolando para que os mais de 30 bilhões de litros de leite produzidos por ano no país cheguem à mesa do consumidor. Cerca de 80% do leite produzido no Brasil provém de rebanhos Girolando.
 
Nessas próximas semanas, novas peças publicitárias da campanha serão compartilhadas, além de dicas sobre a importância do consumo de leite. Se você quer participar e compartilhar em seu perfil, basta seguir o perfil @associacaogirolando no Instagram e fazer a repostagem; ou no Facebook na página Girolando Associação.
 
Figura 1
 
Benefícios do leite - Alguns deles são:
 
Fortalece os ossos - O leite e os produtos lácteos fornecem cálcio, fosforo, magnésio e proteínas essenciais para a formação e reparação óssea. Um consumo adequado destes produtos ao longo da vida permite manter a densidade óssea em níveis adequados protegendo contra doenças como osteoporose.
 
Favorece a saúde dos dentes - A concentração de cálcio e fósforo presente no leite e derivados é benéfica para o desenvolvimento e manutenção da saúde dos dentes. A proteína mais abundante do leite, a caseína, ajuda a prevenir as perdas de cálcio e fósforo do esmalte quando os dentes são expostos a alimentos muito ácidos.
 
Melhora a tensão arterial - Um número crescente de estudos sugere que consumir 2 a 3 porções de leite e derivados integrados numa alimentação saudável, pode ajudar a reduzir a pressão arterial tanto em adultos como em crianças.
 
Ajuda a manter uma boa saúde cardiovascular - Diversos estudos apontam para a ligação entre o consumo de leite e o risco reduzido de doenças cardiovasculares. Esta ligação pode dever-se a vários componentes presentes no leite mas está sobretudo associada ao cálcio. O consumo diário de cálcio pode reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue bem como evitar a sua oxidação, o que ajuda a prevenir a incidência de doenças cardiovasculares.
 
Previne a obesidade - O consumo de leite e derivados como parte de uma dieta completa, variada e equilibrada está associado à manutenção de um peso corporal saudável e à diminuição da acumulação de gordura visceral.
 
Previne a diabetes tipo 2 - Num estudo realizado em mais de 37000 mulheres de meia idade descobriu-se que aquelas que consumiam leite e derivados com baixo teor de gordura mais frequentemente, apresentavam um risco reduzido de desenvolverem diabetes tipo 2. Em 2005 outro estudo veio dar ênfase ao primeiro referindo mesmo que, por cada porção extra de leite ou derivados com baixo teor de gordura consumidos, o risco de incidência de diabetes tipo dois era reduzido. Acredita-se que esta associação poderá estar relacionada com o baixo índice glicémico do leite e derivados, para além da sua riqueza em cálcio e magnésio.
 
Hidrata - O leite é uma escolha excelente para hidratação corporal por ser muito rico não só em água como em minerais.
 
Favorece a saúde ocular - O leite é rico em vitaminas B2 e A que constituem dois componentes essenciais para a manutenção da saúde ocular.
 
Fornece aminoácidos essenciais - Os aminoácidos essenciais são aqueles que o corpo humano precisa de procurar em fontes externas. Em comparação com a carne ou o peixe, as proteínas do leite são cerca de 20% mais ricas em aminoácidos essenciais. O leite é muito rico em proteínas e aminoácidos essenciais (que o nosso corpo não produz). Desde que a alimentação respeite as proporções da roda dos alimentos, as necessidades diárias de proteínas nos adultos ficam satisfeitas apenas com meio litro de leite, um ovo e cerca de 100 a 150g de carne ou peixe.
 
As informações são da Girolando.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?