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Gestão da cadeia de suprimentos com o coronavírus: lições da China

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/03/2020

4 MIN DE LEITURA

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À medida que a crise do coronavírus se aprofunda na Europa, Bo Zhou, CEO da FuturMaster, especialista em software para cadeia de suprimentos, compartilha ideias sobre o gerenciamento da crise e as lições aprendidas ao manter as engrenagens girando na China. "Tudo o que parece normal todos os dias se torna totalmente impossível."

A cadeia de suprimento de alimentos na Europa está sob crescente pressão. Por um lado, fabricantes e varejistas estão lutando para atender a um salto repentino na demanda. Por outro lado, eles podem enfrentar novas restrições de transporte e distribuição destinadas a impedir a propagação da doença. Embora a Comissão Europeia tenha adotado medidas, como faixas dedicadas, projetadas para manter um bom fluxo entre os Estados membros, as associações da indústria de alimentos relataram atrasos na fronteira que afetam principalmente os alimentos frescos. Deve-se esperar escassez de mão-de-obra e paralisações forçadas nas fábricas.

De acordo com Bo Zhou, muitos clientes da empresa na Europa estão "preocupados com o impacto em suas cadeias de suprimentos". A empresa conta com Warburtons, Haribo, Bonduelle e Yoplait entre seus clientes na Europa.

Covid-19: prepare-se com previsões e simulações

O FuturMaster possui operações na China, onde as empresas passaram por grandes perturbações após o início da crise do coronavírus. Dados oficiais mostram que as exportações chinesas em janeiro e fevereiro caíram 17,2% na comparação anual. Para um dos clientes de bebidas do FuturMaster, as vendas de fevereiro caíram 80%.

De acordo com a empresa de tecnologia, ainda há muita apreensão em torno da demanda do consumidor — até porque uma nova transmissão local recomeçou após o bloqueio total colocar uma pausa na propagação da doença. O último relatório de status da Organização Mundial da Saúde revela que 103 novos casos foram confirmados no país, todos devido de transmissão local, em 23 de março.

Quais são as principais tendências de demanda que o FuturMaster testemunhou? A demanda de curto prazo dos consumidores finais caiu drasticamente. Como muitas pessoas ficam em quarentena em casa, a distribuição geográfica da demanda também mudou, grande parte passou a ser on-line.

Entender como é provável que a demanda mude é crucial, se a indústria de alimentos da Europa quer atender às necessidades dos cidadãos, acredita Zhou. “Durante períodos de tanta incerteza, toda empresa precisa fazer simulações sobre como a demanda pode evoluir e se e como eles podem atender a ela com base em sua capacidade de produção e armazenamento.

“Também é preciso monitorar de perto quais rotas de transporte estão impedidas ou quantos trabalhadores não poderão aparecer devido ao bloqueio. Para muitas empresas na China, os problemas foram agravados porque não possuíam tecnologia para suportar essas simulações, portanto, eles não conseguiram antecipar a demanda e a oferta observando vários cenários”, observou Zhou.

Enfrentando escassez de alimentos e prateleiras vazias

A compra de pânico — na qual muitos supermercados europeus trabalharam para esvaziar as prateleiras devido à acumulação de estoque — provavelmente testará os fornecedores "até o limite". Mas picos de demanda não são o único problema que os fabricantes de alimentos na Europa enfrentarão.

Segundo Zhou, o fornecimento de materiais pode não ser o maior problema do lado da oferta. As empresas também terão que lidar com capacidades reduzidas de produção e armazenamento devido à falta de mão-de-obra. Quando um trabalhador está doente, toda a equipe deve ser colocada em quarentena.

A mudança de produtos também pode ser um problema, especialmente quando as rotas de transporte são afetadas devido ao fechamento de fronteiras. Isso, claramente, tem sido um problema na China. De acordo com um relatório recente da McKinsey, caminhões para transportar mercadorias das fábricas para os portos estão operando com cerca de 60 a 80% da capacidade normal no país. Isso resultou em mercadorias com atrasos de cerca de 8 a 10 dias.

“Durante a crise, as empresas precisam produzir mais com recursos reduzidos. Isso é possível ao otimizar a produção, reduzindo os tempos de fabricação. Os fabricantes também precisam produzir com mais eficiência: ter dados atualizados do planejamento da demanda permite que você produza apenas o que é mais demandado e lucrativo”, disse Zhou. “Antecipar — fazendo simulações — permite que as empresas estejam melhor preparadas. Ser capaz de reagir de maneira ágil e eficiente é vital para lidar com qualquer situação de crise.”

Gerenciando interrupções e repensando a logística

Zhou não minimiza o nível de interrupção que o coronavírus trará para o setor de alimentos e outras empresas na Europa. "Tudo o que parece normal todos os dias se torna totalmente impossível", enfatizou.

“Para muitas empresas, pode ser necessário encontrar outra rede logística. Você precisa se concentrar em qual fábrica é possível produzir melhor e analisar atentamente os custos e a viabilidade. Todas as variáveis que os planejadores da cadeia de suprimentos usam diariamente se tornam incertas e questionáveis. Mas você pode agir com previsão para mitigar os riscos.”

“Em tempos de pânico — e contra um pano de fundo de prateleiras vazias — algumas tecnologias digitais podem ser usadas para evitar uma crise. A tecnologia pode ajudar a tomar melhores decisões posteriormente e priorizar as coisas sempre que houver uma escolha a ser feita", acrescentou Zhou.

As informações são do FoodNavigator.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

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