GDA prioriza acesso a mercados na Rodada Doha

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Representantes da Global Dairy Alliance (GDA, a Aliança Láctea Global), grupo que reúne 1 milhão de produtores de leite na Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Nova Zelândia e Uruguai, responsáveis por uma produção de 60 bilhões de litros anuais, reuniram-se ontem em Brasília para avaliar os resultados da reunião de Hong Kong da Organização Mundial do Comércio (OMC) para o setor de lácteos.

Eles entregam um documento com as principais propostas para os três pilares da negociação - acesso a mercados, subsídios à exportação e apoio interno - aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao de Relações Exteriores (MRE). Os negociadores dos 149 países da OMC têm até 30 de abril para estabelecer fórmulas e modalidades para os três pilares de negociações com base no cronograma definido em Hong Kong.

Para Osvaldo Cappellini, presidente da GDA, o acesso a mercados é considerado essencial para sustentar o crescimento e a estabilidade do setor lácteo no mundo. Em 2005, a produção mundial foi de 550 bilhões de litros de leite, enquanto que o comércio internacional foi de cerca de 40 bilhões de litros. Ou seja, apenas 7% da produção mundial é comercializada livremente, o que mostra o índice de proteção do produto no cenário mundial.

Os produtos lácteos são os mais protegidos e com mais subsídios do mundo. As novas categorias de produtos como especiais e sensíveis pode ser um retrocesso nas negociações, em virtude de ampliar as barreiras às exportações de produtos lácteos, segundo avaliação dos integrantes da GDA.

Para integrantes da GDA, é necessário o máximo esforço dos negociadores dos seis países para assegurar que o acordo da OMC proporcione ampliação do mercado de produtos lácteos. As informações são da CNA.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?