O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, está perto de deixar o cargo por causa do desgaste nas suas relações com o ministro Roberto Rodrigues, após publicação de nota pública, onde Rodrigues cobrou Maciel pelo descumprimento de uma determinação sua para suspender a emissão de certificados de exportação de carne para a Rússia. O ministro pediu explicações de Gabriel Maciel e estendeu a responsabilidade ao diretor do Dipoa, Nelmon Oliveira.
O desgaste de Maciel, importante operador das medidas de controle do surto de febre aftosa no país, começou com a demora no repasse dos recursos aos estados pelo ministério, no início de outubro. Em um documento interno, Rodrigues culpou diretamente Maciel pelo atraso. À época, o Mato Grosso do Sul, que comunicara um foco da doença, não havia recebido nenhum centavo dos R$ 3,5 milhões previstos para o combate à doença.
O secretário não gostou da cobrança por entender que não tinha responsabilidade. As relações esgarçaram, mas continuaram respeitosas. Agora, a cobrança pública de Rodrigues expôs o secretário e pode precipitar sua saída.
O secretário tem sofrido, segundo auxiliares, com a dificuldade em controlar algumas áreas de sua secretaria, mesmo problema de antecessores recentes. Historicamente dirigida por um grupo de veterinários, a SDA é apontada como corporativista. Resistiria a cumprir ordens de dirigentes estranhos à carreira e reagiria a intervenções superiores, inclusive do próprio ministro.
Antes de Maciel, o atual chefe de gabinete do ministro, o agrônomo Maçao Tadano, teria deixado o posto exatamente por pressões internas. Há, de acordo com assessores do ministério, uma divergência histórica entre agrônomos e veterinários, além de parte dos dirigentes ser apontada como "muito próxima" de deputados, senadores e empresários do setor.
A notícia é de Mauro Zanatta, para o Valor.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

EDSON FELIX COSTA
GRAVATÁ - PERNAMBUCO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 24/02/2006
O agrônomo Gabriel Alves Maciel tem feito um trabalho brilhante, à frente da SDA. Os grandes executivos são reconhecidos pelos problemas enfrentados e Maciel enfrentou situações tão delicadas como díspares, a exemplo dos focos de febre aftosa no Mato Grosso e no Paraná, a entrada em vigência da IN 51, as mudanças nos regulamentos técnicos de produtos lácteos, etc.
Em Pernambuco, Maciel notabilizou-se pelo seu empenho no aumento da cobertura da vacinação contra febre aftosa, o que melhorou a classificação de risco do Estado. Caso seja confirmada a sua saída da SDA, será uma grade perda.
Edson Felix
Produtor de Leite - Pernambuco
Em Pernambuco, Maciel notabilizou-se pelo seu empenho no aumento da cobertura da vacinação contra febre aftosa, o que melhorou a classificação de risco do Estado. Caso seja confirmada a sua saída da SDA, será uma grade perda.
Edson Felix
Produtor de Leite - Pernambuco