O anúncio sobre a possível fusão da Bunge Fertilizantes e Fosfertil já causa reações no mercado. Executivos brasileiros das duas maiores empresas de fertilizantes do mundo, Cargill e Yara, reuniram-se ontem em São Paulo para definir que atitudes tomarão sobre a intenção. A realização de uma reunião que coloca lado a lado suas maiores concorrentes indica que pode haver problemas para a Bunge na operação.
Para especialistas do mercado, as minoritárias da Fertifós podem fazer forte oposição ao negócio, mesmo sem ter participação acionária suficiente para impedir a incorporação. "O caminho deverá ser político, pois a união entre Bunge e Fosfertil terá que ser aprovada no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)", disse uma fonte do setor.
A incorporação poderá enfrentar problemas jurídicos por tratar-se de uma matéria-prima de produção insuficiente no país. Segundo dados apresentados recentemente pela Associação Nacional para Difusão de Adubos, cerca de 55% do fosfato utilizado na fertilização de terras é importado. "A princípio, a incorporação não deve trazer impactos para o setor de misturadores, pois a Bunge já controla as estratégias de mercado da Fosfertil", acredita o diretor executivo da Associação dos Misturadores de Adubos do Brasil (AMA-Brasil), Carlos Eduardo Florence.
Para ele, o risco reside no temor de que a Bunge interrompa ou diminua o fornecimento do fosfato, uma das três mais importantes matérias-primas de fertilizantes.
As informações são de Luiz Silveira, do Diário do Comércio e Indústria/SP.
Fusão Bunge/Fosfertil: preocupações sobre concorrência
O anúncio sobre a possível fusão da Bunge Fertilizantes e Fosfertil já causa reações no mercado. Executivos brasileiros das duas maiores empresas de fertilizantes do mundo, Cargill e Yara, reuniram-se ontem em São Paulo para definir que atitudes tomarão sobre a intenção.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.