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FrieslandCampina tem queda superior a 70% nos lucros em 2020

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/03/2021

5 MIN DE LEITURA

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Em 2020, a cooperativa de lácteos holandesa FrieslandCampina relatou que suas empresas operacionais em 28 dos 41 mercados perceberam um crescimento estratégico de receita em comparação com 2019. A receita de comércio eletrônico cresceu mais de 50% em todo o mundo. Já a líquida reportada em 2020 diminuiu 1,4% para € 11,1 bilhões (R$ 46,13 bilhões).

Após um forte início no primeiro trimestre, a receita do grupo de negócios Consumer Dairy caiu 3,3% para € 5,735 bilhões (R$ 20,97 bilhões) como resultado da pandemia de coronavírus. Houve forte crescimento na venda de marcas ao consumidor por meio do canal de varejo, enquanto a falta de atividades fora de casa e os efeitos negativos da conversão de moeda pressionaram as receitas.

O fechamento contínuo da fronteira entre a China e Hong Kong fez com que a receita da Nutrição Especializada caísse 7,1% para € 1,119 bilhões (R$ 4,19 bilhões).

Apesar do fato de Ingredientes também ter sido afetado por uma redução no foodservice e na demanda fora de casa, sua receita cresceu 5,3% para € 1,816 bilhão (R$ 12,53 bilhões), em particular impulsionada pela venda de caseinatos e proteínas de soro de leite para nutrição esportiva, por exemplo. A receita da Dairy Essentials cresceu 3,4% para € 2,467 bilhões (US $ 2,97 bilhões), principalmente devido à venda de queijos para compradores industriais e o setor de varejo.

Como resultado dos impactos diretos e indiretos da pandemia de corona e dos custos de reestruturação de € 106 milhões ($ 127,6 milhões), o lucro operacional caiu 38% para € 268 milhões (R$ 1849,47 milhões) em 2020. Excluindo os custos de reestruturação e efeitos de conversão de moeda, operacional o lucro caiu 10,9%.

O lucro operacional da Consumer Dairy diminuiu 12,1% para € 255 milhões (R$ 1759,75 milhões) como resultado da pandemia, principalmente devido à perda de vendas lucrativas fora de casa, efeitos cambiais negativos na Nigéria e encargos de reestruturação na Alemanha.

A lucratividade subjacente (antes dos custos de reestruturação e itens excepcionais) aumentou devido ao crescimento no varejo e no e-commerce, evolução positiva dos preços de venda e medidas de mitigação.

O lucro operacional da Specialized Nutrition caiu 36,2% para € 166 milhões (R$ 1145,57 milhões), principalmente devido às condições difíceis do mercado em Hong Kong. Além disso, os custos de produção mais altos pressionam as margens.

Como a escassez de lactoferrina, que impedia os negócios em 2019, foi resolvida, a Friso Prestige aumentou sua receita na China e melhorou significativamente sua posição no mercado. O grupo de negócios Ingredients experimentou um pequeno aumento na receita operacional, de 0,7% para € 140 milhões (US$ 168,6 milhões).

O resultado subjacente dos ingredientes foi melhor porque um encargo de reestruturação para o fechamento da fábrica de leite em pó em Dronrijp foi contabilizado em 2020. O resultado melhorado foi devido ao crescimento do lucro nos segmentos comerciais, incluindo a resolução da escassez de lactoferrina, bem como economia de custos na cadeia de abastecimento.

O lucro operacional da Dairy Essentials diminuiu para - € 202 milhões (- US$ 243 milhões), incluindo despesas de reestruturação tomadas em 2020 para o fechamento de fábricas na Holanda e na Bélgica.

Além disso, a pandemia fez com que os preços dos lácteos a granel caíssem mais de 30% no segundo trimestre, apenas para se recuperar lentamente durante o ano, e as vendas de no food service e exportações diminuíram. Este impacto foi parcialmente mitigado por controles de custos e um melhor mix de produtos, o que é evidenciado, entre outros aspectos, pelo forte crescimento nas vendas de queijos.

Devido ao menor lucro operacional, incluindo o encargo de reestruturação e uma carga tributária efetiva mais elevada, o lucro da FrieslandCampina em 2020 diminuiu 71,6% para € 79 milhões (R$ 545,18 milhões).

O fluxo de caixa das atividades operacionais aumentou € 170 milhões (R$ 1173,17 milhões) para € 737 milhões (R$ 5086,04 milhões). O aumento deve-se ao maior foco na geração de caixa, principalmente capital de giro, durante a crise, com a redução dos estoques e contas a receber.

Em 2020, o fluxo de caixa usado para investimentos e aquisições totalizou - € 443 milhões (- R$ 3057,14 milhões), incluindo receitas de alienações no valor de € 168 milhões (R$ 1159,37 milhões).

Como resultado do lucro menor, os produtores de leite membros não receberão um pagamento suplementar em dinheiro para 2020, e nenhum título de membro será emitido. Os juros sobre títulos de membros serão pagos, no entanto, e totalizam € 46 milhões (R$ 317,45 milhões).

Hein Schumacher, CEO da Royal FrieslandCampina N.V., disse: “Os impactos diretos e indiretos da pandemia corona que realmente se tornaram evidentes na empresa a partir de março ofuscaram os excelentes resultados do primeiro trimestre. O lucro operacional da FrieslandCampina foi duramente atingido por isso.

Além disso, a implementação acelerada da estratégia Our Purpose, Our Plan — uma decisão de longo alcance, mas necessária para operar com sucesso como uma empresa no futuro - resultou em um encargo de reestruturação de € 106M em 2020.

Ambos os fatores levaram a um lucro significativamente menor como resultado do qual nenhum pagamento suplementar em dinheiro em 2020 pode ser feito aos membros e nenhum título de membro pode ser emitido. Uma grande decepção para nossos membros.

Schumacher disse que os resultados de 2020 também são decepcionantes para os funcionários. “Muito trabalho árduo foi feito em circunstâncias muito difíceis para manter a produção e a venda de nossos produtos lácteos durante a crise do coronavírus”, ressaltou. 

“A resiliência de toda a organização, desde os produtores de leite membros até nossa força de vendas, foi tremenda em 2020. Nossas instalações de produção continuaram operando e, durante os bloqueios, nossa força de vendas mudou rapidamente de canais externos para canais de varejo e e-commerce . A receita do comércio eletrônico cresceu consideravelmente em todo o mundo. Resolvemos a falta de lactoferrina em nosso negócio de nutrição infantil, que era um problema para nós em 2019. Também introduzimos uma série de inovações relevantes no mercado no ano passado. Para citar alguns exemplos: Vivinal Milk Fat Globule Membrane, um ingrediente funcional para nutrição infantil em apoio à imunidade e ao desenvolvimento do cérebro. Em Hong Kong, Friso Prestige Organic, nutrição infantil feita com ingredientes de leite produzido por nossas fazendas leiteiras membros orgânicos. Uma série de nutrientes funcionais para idosos sob a marca Biotis. E, finalmente, na Nigéria, Milky Pap, um produto lácteo nutritivo e acessível que ajuda a combater a desnutrição.”

“Embora haja luz no fim do túnel agora que os programas de vacinação estão em andamento em todo o mundo, nos próximos meses ainda estaremos totalmente imersos na crise do coronavírus. No primeiro semestre de 2021, os resultados, portanto, ainda estarão sob pressão. No entanto, estou convencido de que a aceleração da nossa estratégia, combinada com a economia de custos estruturais, nos permitirá absorver melhor os choques e aumentar o impacto positivo no período pós-corona", finalizou. 

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint. 

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