Á medida que as vendas de queijos caem 60% na França durante a crise dos coronavírus, a Organização Francesa de Laticínios (Centre National Interprofessionnel de l'Economie Laitière - CNIEL), está pedindo ao país que ajude a indústria de queijos.
A organização lançou uma campanha, #Fromagissons, para incentivar o consumo de queijos franceses tradicionais. A CNIEL disse que, nas primeiras semanas de confinamento, as vendas de produtos lácteos "regulares" aumentaram drasticamente, especialmente leite fluido, manteiga, creme e queijo.
No entanto, segundo a organização, isso levou a um aumento nas vendas de produtos básicos, enquanto outras categorias, como queijos tradicionais, tiveram uma redução no faturamento de até 60%. A CNIEL disse que os consumidores estão comprando itens básicos e não se permitindo os prazeres de alimentos mais indulgentes, muitos dos quais perecíveis.
Enquanto os laticínios que produzem alimentos básicos estão funcionando a toda velocidade para atender ao aumento na demanda, empresas menores foram afetadas pela redução nas vendas para restaurantes e pela queda nas exportações. Eles também estão sendo afetados pela perda nos serviços de alimentação e fechamento de mercados onde os queijeiros tradicionalmente vendiam seus produtos.
A CNIEL disse que está particularmente preocupada com os muitos queijos DOP (Denominação de Origem Protegida) e Indicação Geográfica Protegida (IGP) que o país produz e deseja manter a imagem da nação como um país de 1.000 queijos.
No mês passado, a Sodiaal, a principal cooperativa francesa de laticínios, pediu aos distribuidores que promovessem a diversidade do queijo francês em suas lojas. A Sodiaal disse que sem ajuda, alguns produtos, cujas vendas caíram de 25% para 80%, podem não sobreviver à crise.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.