Fornecedores da Casmil temem prejuízo com interdição

A interdição da Casmil, em Passos (MG), levou insegurança a dezenas de produtores fornecedores da unidade. Agora, eles não sabem o que farão com o produto ordenhado diariamente. Outra cooperativa da cidade, a Vigor, tem capacidade para receber 50 mil litros de leite por dia, enquanto a Casmil recebia 300 mil litros.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

Segundo reportagem de Janaína Martins e Margarida Hallacoc, do jornal Hoje em Dia, a interdição da Casmil, em Passos, no sudoeste mineiro, levou insegurança a dezenas de produtores fornecedores da unidade. Agora, eles não sabem o que farão com o produto ordenhado diariamente. Outra empresa da cidade, a Vigor, tem capacidade para receber 50 mil litros de leite por dia, enquanto a Casmil recebia cerca de 300 mil litros.

"O produtor de leite levou anos para dar uma respirada, só trabalhávamos no vermelho. Neste ano, que o preço melhorou um pouco e o mercado assinala com boas expectativas, fazem uma sujeira dessas na cooperativa", lamentou o produtor Benedito Bento dos Santos, 50, da comunidade Boa Vista.

Ele teme pela sorte dos mais de 30 fornecedores, somente da sua comunidade, que vivem da venda do leite para a cooperativa interditada. "Agora vão alegar dificuldades financeiras como desculpa para atrasar pagamentos ou deixar de pagar. Já passamos por várias crises. Porém, nunca imaginei uma situação como essa. Estão envenenando o leite que sai limpo do nosso curral", disse.

"A partir do curral, o produtor não tem mais controle do que fazem com o leite que fornece. Não é justo que ele seja o prejudicado com uma situação como esta. A própria cooperativa tem tecnologia que pode ser usada para preparar um excelente leite, e há dezenas de trabalhadores honestos que sabem fazer e que dependem desse emprego. É preciso mudar o que está errado e fiscalizar com rigor, não interromper as atividades da cooperativa", defendeu o produtor de leite Rubens Carlos Lemos.
Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcelo Ormelas Valadares
MARCELO ORMELAS VALADARES

UNAÍ - MINAS GERAIS

EM 27/10/2007

O Brasil será sempre um país em desenvolvimento, pois existem empresas que ao invés de contribuirem no desenvolvimento, gerando emprego, fazem de si mesma um balaio de fraude. Portanto deve-se fiscalizar e controlar com rigor para que tal ação fraudulenta não alcance grandes dimensões.
José Marcondes Saldanha
JOSÉ MARCONDES SALDANHA

VÁRZEA ALEGRE - CEARÁ - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 24/10/2007

É lamentável que o marketing do leite no Brasil seja feito de forma tão negativa para o setor, principalmente para os produtores, a exemplo do que aconteceu em Minas Gerais. É difícil se ver falar de leite na televisão, porém quando o fazem, às vezes, nos envergonhamos. Num país capitalista, onde as empresas buscam incansavelmente lucros, lucros e mais um pouco de lucros, o governo precisa manter-se alerta, investigando e fiscalizando sempre, também, incansavelmente... para assegurar à população o consumo de produtos de qualidade que garantam, além de alimentar, uma boa saúde.
JOSÉ LUIS SERAPIÃO
JOSÉ LUIS SERAPIÃO

LIMEIRA DO OESTE - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 24/10/2007

Quanto à presença da Vigor na região de Passos, considero um ponto positivo para o produtor. Trabalhei no grupo por 7 anos e aprendi que leite tem que ter qualidade desde o início, na fazenda, e esse trabalho sempre foi destacado pela empresa que a partir daí é uma questão de seriedade de quem processa o leite.

Depois da Vigor trabalhei em outras Cooperativas e me decepcionei com o que vi. Hoje não estou mais na área de compra de leite, mas fiquei muito triste e ao mesmo tempo aliviado, pois quem sabe agora o problema pelo menos se amenize. Só pra se ter uma idéia do benefício que quem adultera tem sobre os outros que trabalham sério, é só ver o volume da recepção da Vigor (50.000 litros) e da CASMIL (300.000 litros). Está na cara.
Rodrigo G. Couto
RODRIGO G. COUTO

PERDÕES - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 24/10/2007

Parabéns! No meio de tantos problemas éticos protagonizados por pessoas e órgão públicos, sinto uma pequena satisfação e até orgulho de ser brasileiro e ter uma polícia federal atuante.
Carlos Antonio Cardoso
CARLOS ANTONIO CARDOSO

PASSOS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 23/10/2007

Realmente é muito triste e lamentoso este fato com as Cooperativas de Minas, os produtores fazem a sua parte, e da porteira pra fora o mesmo não tem o controle do seu produto, e mesmo assim alguns até são penalizados quando o seu produto não atende a qualidade desejada. E aí alguns que se dizem dirigentes cooperativistas se utilizam de meios inescrupulosos para se beneficiarem financeiramente. Será que é tão dificil trabalhar honestamente neste país? Muitos trabalham e conseguem sobreviver de maneira limpa e honesta sem prejudicar a si mesmo e a comunidade. Este fato foi lamentável para Passos, região e para o País de maneira geral. É vergonhoso.
Alexsandro de Faria Borsato
ALEXSANDRO DE FARIA BORSATO

OUTRO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 23/10/2007

O importante, agora, é as empresas compradoras de leite ter muita consciência na hora de comprar o leite dos protutores fornecedores destas cooperativas. Os responsáveis pela fraude serão destituídos e punidos, as empresas fiscalizadas, outras pessoas assumindo a direçao (temos muita gente boa e honesta para assumir).

Qualquer atitude de se aproveitar da situação para baixar preço do leite nas regiões afetadas, poderá ser um tiro no pé. Precisamos estar conscientes que, enquanto tiver leite para ser comprado, terá mercado saudável com perspectivas de crescimento mútuo para produtores e indústrias.
Dionisio Caproni
DIONISIO CAPRONI

MACHADO - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 23/10/2007

Fiquei contente com a atuação da PF e do MP que agiu com firmeza. Agora, quanto aos produtores, fiquem tranquilo e procure a Minas Leite, uma associação que no começo foi bastante criticada, mas agora vai poder ajudar os produtores da região de Passos.

Vocês vão colocar seu leite em outra empresa e com uma certeza, ninguém mais vai pensar que vai enganar as autoridades sérias deste país.
Qual a sua dúvida hoje?