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Fórmulas infantis: grande potencial de crescimento na China

Uma combinação de um foco em mercados inferiores e estratégias de marketing inovadoras pode aumentar substancialmente as vendas de produtos nutricionais para mães e bebês, de acordo com o gigante chinês do comércio eletrônico JD.com.

A JD destacou seu pensamento durante sua conferência anual de estratégia, na qual a empresa de pesquisa de mercado Nielsen apresentou as últimas tendências da categoria.

Ele disse que o crescimento dos canais on-line está superando o dos canais offline. De 2018 a 2019, a taxa de penetração dos canais on-line aumentou 12%, seguida pelos supermercados e lojas de departamento, que cresceram 5% e 4%, respectivamente.

Além disso, a Nielsen informou que de janeiro a dezembro de 2019, as vendas de fórmulas infantis cresceram 20,7% nos canais on-line.

A JD foi a maior varejista da China de produtos para mães e bebês em 2019, contando com marcas internacionais como Wyeth, Mead Johnson, Abbott, Danone, Unicharm e Kao como parceiros em sua plataforma. Os produtos vendidos incluem fórmula infantil, fraldas para bebês e bombas de mama.

Cidades de nível inferior

De acordo com a Nielsen, o crescimento das vendas de fórmulas para bebês e de alimentos para bebês nas cidades de nível inferior deve ser maior do que nas cidades de primeiro e segundo nível. Atribuiu isso ao crescimento da população nessas cidades e ao aumento da renda das famílias, levando a maiores gastos dos consumidores.

A JD anunciou que desenvolveria produtos mais diversos para atrair e atender às diferentes necessidades dos clientes nesses mercados de nível inferior.

Cidadãos digitais

A maioria dos clientes da JD nasceu após 1990, e essa demografia representa 70% do total de vendas na categoria materna e infantil.

A Nielsen informou que a JD foi classificada em primeiro lugar em termos de taxa de penetração do comércio eletrônico. Entre todos os consumidores que usaram aplicativos móveis para comprar produtos maternos e infantis em 2019, 51% usaram o aplicativo.

JD acrescentou: “Os pais dos anos 90 preferem produtos da moda e são menos sensíveis ao preço. Além disso, eles também preferem assistir a transmissões ao vivo e vídeos curtos.”

No primeiro trimestre deste ano, o tempo de exibição de vídeos ao vivo e vídeos curtos em sua plataforma aumentou em 135% na categoria materna e infantil.

Isso elevou as vendas em 417% ano a ano, o que a JD disse que "não seria possível obter sem a contribuição dos clientes pós-década de 90".

Impacto Covid-19

A pandemia de Covid-19 também pode ter levado ao aumento do tempo de visualização, já que a maioria dos cidadãos foi confinada em casa. A Nielsen também informou que 89% dos entrevistados optaram por fazer compras on-line durante esse período.

Jiang Longwu, gerente geral de produtos para mães e bebês da JD, disse que conquistou 110% de novos clientes na categoria durante a pandemia.

“Durante o COVID-19, os recursos de logística e cadeia de suprimentos da JD fizeram dele uma plataforma confiável para os pais chineses. Como a demanda por produtos para bebês durante a pandemia é alta, a JD usa seus recursos para garantir a entrega contínua e coopera estreitamente com os parceiros da marca para garantir o fornecimento. Isso ajudou a garantir a estabilidade dos preços das commodities”, afirmou a empresa.

Nielsen disse que a conscientização da população sobre a saúde continuará aumentando durante e além da pandemia, citando as vendas totais de vitaminas na China, que cresceram 94% ano a ano em fevereiro de 2020. A fórmula infantil como categoria cresceu 86% ano a ano em fevereiro de 2020, enquanto os alimentos para bebês cresceram 98%.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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